Plaquetas baixas: O que é, causas e tratamento

Saúde
14 de Dezembro, 2021
Plaquetas baixas: O que é, causas e tratamento

A trombocitopenia, termo médico para as plaquetas baixas no sangue, é uma condição que ocorre frequentemente como resultado de diferentes. Como neoplasias sanguíneas, um problema no sistema imunológico ou por efeito colateral de alguns medicamentos.

Assim, as plaquetas, também chamadas de trombócitos, são células sanguíneas incolores que ajudam na formação do coágulo sanguíneo. São elas que param o sangramento, aglomerando-se e formando uma espécie de rede nas lesões dos vasos sanguíneos.

Dessa maneira, a trombocitopenia significa que não há plaquetas suficientes na circulação sanguínea e pode acontecer quando o corpo não produz plaquetas em quantidade suficiente, ou se elas forem destruídas mais rapidamente do que podem ser feitas. Isso porque sempre significa presença de alguma doença. Mas quando o paciente tem sintomas como sangramento excessivo ou hemorragias, pode ser necessário iniciar tratamentos que ajudem a controlar estes sangramentos. Os valores de referência das plaquetas são de 150.000 a 400.000/mm³.

Casos leves de trombocitopenia, como quando uma baixa contagem de plaquetas é causada pela gravidez, geralmente não causam nenhum sintoma. Já casos mais graves, no entanto, podem causar sangramento incontrolável, o que requer atenção médica imediata.

Sintomas plaquetas baixas

Alguns sinais de alerta: hematomas vermelhos, roxos ou marrons, que ocorrem frequentemente; erupção cutânea com pequenos pontos vermelhos ou roxos; hemorragias nasais frequentes; sangramento nas gengivas; sangramento de feridas que duram por um período prolongado ou não para por conta própria; menstruação intenso; presença de sangue nas fezes ou na urina.

Leia também: Estudo descreve padrões de dano no pulmão de vítimas da COVID

Tratamento

O tratamento depende da causa e gravidade da condição. Portanto, quando leve, o tratamento pode ser adiado, simplesmente monitorando a condição.

Algumas medidas podem ser recomendadas para evitar que a condição piore, como evitar atividades com alto risco de sangramento ou hematomas, limitar o consumo de álcool e trocar medicações que afetam as plaquetas.

Por fim, quando a baixa contagem de plaquetas for mais grave, o tratamento pode incluir: transfusões de sangue ou plaquetas e cirurgia de remoção do baço.

Fontes: Juliana Salvador, hematologista e médica no Serviço de Hematologia do Hospital Universitário de Santa Maria – RS (HUSM) e Marcel Brunetto, hematologista e membro da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto do ator Tony Ramos
Saúde

Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos passou por duas cirurgias após apresentar um hematoma subdural. Segundo boletim médico, ator já tem "melhora na evolução do quadro clínico"

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante