Piscina com água parada é um perigo para a saúde

Saúde
20 de Fevereiro, 2024
Piscina com água parada é um perigo para a saúde

A estação mais quente do ano está chegando e, para se refrescar, as pessoas costumam ir à praia ou à piscina. Mas é necessário redobrar a atenção durante esse período. Isso porque uma piscina com água parada pode comprometer a saúde.

Água parada pode ser fonte de proliferação de bactérias, germes e até de mosquitos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, estão dentro das residências e em locais como piscinas.

Com a vacinação contra a Covid-19 ainda em andamento, muitas pessoas sentem receio de utilizar piscinas comunitárias de grande volume. Por isso, elas acabam optando por piscinas caseiras, por exemplo, as de plástico e as infláveis. No entanto, esses tipos de piscina também representam riscos.

Leia também: Hidratação no tratamento da dengue: a importância de beber água

Como evitar piscina com água parada

Segundo João Pedro Menezes, CEO da empresa Clorin, especialista em produtos para higienização, desinfecção e limpeza, a melhor forma de tratar piscina com água parada é com itens desenvolvidos para isso. “A higienização é feita com a dosagem correta de cloro em relação ao volume da piscina. Pastilhas desinfetantes estabilizam o pH da água e, além disso, impedem a formação de larvas de mosquitos”, afirma.

O cuidado com a água não é importante apenas para quem usa a piscina, mas para a sociedade como um todo, uma vez que contribui para evitar a reprodução de seres vivos que são prejudiciais à saúde humana.

Mantenha a piscina limpa

Como dito anteriormente, o procedimento de higienização é essencial para evitar o Aedes Aegypti. Por mais que a piscina esteja parada — especialmente em dias de inverno — a limpeza deve estar em dia, de preferência semanalmente.  

Assim, para limpar, lembre-se de retirar as sujeiras da superfície e do fundo, filtrar toda a água e medir e manter o pH equilibrado. Além disso, esfregue as bordas e as paredes da piscina.

Não esvazie a piscina

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, esvaziar a piscina não é a solução. Pois, por conta da água da chuva, que pode se acumular no fundo, os ovos dos mosquitos podem proliferar lá.

Fonte: João Pedro Menezes, CEO da empresa Clorin, especialista em produtos para higienização, desinfecção e limpeza.

Dengue
Estou com dengue, e agora? Baixe o app da Vitat e veja dicas de alimentação, alongamentos e outras recomendações para fazer caso esteja com dengue
 

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória