Pilates ajuda a reduzir dor nas costas
O pilates é um método que combina movimentos controlados e precisos com o uso da respiração adequada. Dessa maneira, a atividade visa fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade e promover o equilíbrio corporal. Além disso, recentemente, um estudo realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP descobriu que a prática também reduz a dor nas costas.
Mas antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se você já está com dores nas costas, o recomendado é consultar um profissional de saúde. Como por exemplo, um fisioterapeuta ou médico, para obter uma avaliação adequada e orientações personalizadas.
Veja também: Pilates: conheça os benefícios para o corpo e a mente
O que diz a pesquisa sobre pilates reduzir dor nas costas?
A pesquisa, publicada na Revista Brasileira de Pesquisas Médicas e Biológicas, contou com a participação de 36 pessoas. Assim, de acordo com os resultados, os cientistas chegaram à conclusão de que o pilates foi eficaz no tratamento de dor e sintomas associados à lombalgia crônica.
As dores nas costas podem ser causadas por diversos fatores, como má postura, fraqueza muscular, desequilíbrios musculares, lesões ou estresse excessivo na coluna vertebral. Sendo assim, o pilates aborda esses problemas por meio de exercícios que promovem o alinhamento adequado da coluna, fortalecem os músculos das costas e ajudam a melhorar a mobilidade da coluna vertebral.
Leia também: Pilates em casa: Saiba como fazer o exercício
A prática também trabalha a consciência corporal. Ou seja, significa que os praticantes aprendem a reconhecer e corrigir maus hábitos posturais e movimentos inadequados. Isso pode ajudar a prevenir a recorrência de dores nas costas no futuro.
“Além disso, os exercícios físicos contribuem para a liberação de opióides endógenos, substâncias do organismo que controlam a dor e propiciam bem-estar geral”, explicou a fisioterapeuta Sandra Amaral, autora do estudo, ao Jornal da USP.