Pilates aéreo: O que é e quais são os benefícios
Para quem deseja melhorar a flexibilidade, postura e o fortalecimento do músculos, o pilates é uma ótima alternativa. Existem várias modalidades do método de exercícios e uma delas é o pilates aéreo.
O foco do pilates aéreo é que os participantes conheçam seus corpos com sabedoria. Dessa forma, há uma mistura dos princípios do pilates, circo, balé, fisioterapia e treino funcional para atingir a musculatura mais difícil e alinhar o corpo.
Para realizar os movimentos é utilizado um tecido envolvido no corpo, como se você estivesse “voando”, o que permite facilitar ou dificultar os exercícios. Assim, é possível liberar a coluna vertebral, as articulações em geral e o peso que recai sobre a região pélvica. Saiba mais a seguir!
Leia também: Pilates: Conheça os benefícios para o corpo e a mente
Pilates aéreo: aparelhos e benefícios
Veja abaixo alguns aparelhos usados na modalidade:
Columpio
O columpio é um tecido criado há séculos e nos dias atuais é muito utilizado por alunos de pilates. Sendo assim, essa ferramenta serve como apoio para corrigir a execução de um exercício que você não consegue realizar sozinho.
Bambolê de circo
Apesar de ser um acessório acrobático e de origem no circo, o bambolê também faz parte do pilates aéreo e serve para fortalecer e melhorar a postura. Isso porque ao sentar nele, ele começa a se mover, fazendo com que pequenos movimentos se transformem em grandes desafios.
TRX
O TRX — também conhecido como fita suspensa — visa trabalhar o ganho de força para realizar movimentos como a prancha, por exemplo. Desse modo, a fita, presa em duas roldanas, é mais instável.
Benefícios do pilates aéreo
- Mais força;
- Desenvolvimento de flexibilidade;
- Define a musculatura;
- Melhora o equilíbrio e a postura;
- Trabalha a coordenação motora;
- Aumento da resistência física;
- Aumento da capacidade de concentração;
- Diminui dores;
- Por fim, reduz o estresse.
Como é uma aula de pilates aéreo?
Para ter acesso a uma aula de pilates aéreo, é necessário ter um estúdio especializado na modalidade e que disponibilize a estrutura necessária de tecidos devidamente instalados. Além disso, é fundamental ter acompanhamento de um profissional especializado.
De forma geral, a aula começa com um alongamento breve e logo em seguida, já iniciam os exercícios no ar. Cada movimento, guiado pelo professor, estimula a força, flexibilidade e equilíbrio dos alunos, valorizando sempre a respiração correta para a execução. Vale lembrar que o grau de dificuldade dos exercícios dependerá das habilidades de cada aluno.
Ao final da aula, que pode durar de 45 min a 60 min, o aluno tem um novo momento de alongamento final e relaxamento.