Por que não consigo perder barriga? Saiba mais

17 de fevereiro, 2022

A busca pela barriga chapada é um dos maiores objetivos de quem começa a treinar. No entanto, perder barriga não é uma tarefa fácil. Além dos exercícios físicos, é essencial ter uma alimentação saudável livre de carboidratos e alimentos processados.

Existem diversos motivos para você não estar conseguindo perder barriga. Dessa maneira, veja abaixo os principais:

Não conseguir perder barriga: comer os alimentos errados

De fato, a alimentação saudável é uma das maiores maneiras de emagrecer. Portanto, ao invés de comer alimentos ricos em carboidrato, gorduras ruins e industrializados, opte por vegetais e proteínas magras. 

Não conseguir perder barriga: fumar

O tabagismo traz diversas consequências para a saúde, especialmente doenças ligadas ao coração e a circulação. Mas não para por aí: de acordo com um estudo, fumar traz mais gordura abdominal e visceral. 

Estar estressado

Quando estamos estressados ou nos sentimos ameaçados, o nosso corpo aumenta a produção de um hormônio chamado cortisol. Consequentemente, o corpo também produz adrenalina e insulina. 

Assim, este hormônio transforma o glicogênio, um tipo de carboidrato armazenado no fígado, em açúcar. Portanto, isso provoca um acúmulo de gordura, especialmente na região do abdômen.

Leia também: Cortisol em excesso pode engordar?

Não se exercitar 

Por mais que pareça óbvio, se você quer perder barriga, deve praticar exercícios físicos.

Dessa maneira, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que adultos pratiquem atividades físicas por pelo menos 300 minutos – até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias – ou 150 minutos de atividade física intensa por semana.

Assim, você pode optar por começar com caminhadas leves e ir evoluindo para a corrida. Além disso, é essencial lembrar a importância de ter o acompanhamento de um profissional para evitar lesões e ter mais resultados.

Fazer apenas abdominais 

Um dos maiores mitos fitness é o do abdominal ajudar a perder gordura da barriga. Ao contrário do que muitos pensam, este exercício é importante para definir a musculatura do abdômen. 

A musculação aliada com exercícios aeróbicos funciona melhor para queimar gordura. 

Beber cerveja

A cerveja é uma bebida altamente calórica. Portanto, se você costuma beber frequentemente, há grandes chances de você aumentar as calorias e a gordura da barriga. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.