Viviane Araújo mostra perda de peso 15 dias após o parto; quanto é normal emagrecer?
Há 15 dias, a atriz Viviane Araújo registrou nas redes sociais o nascimento do seu filho Joaquim. Desde então, a celebridade vem compartilhando o dia a dia com o bebê, bem como as alegrias e as dificuldades da maternidade. Ontem (20/09), Viviane Araújo voltou à ginecologista para uma consulta pós-parto e mostrou a sua perda de peso: cerca de 11,4kg já foram embora.
Na reta final da gestação, a artista atingiu 79,5kg, ganhando um total de 14kg durante a gravidez. Hoje, ela está com 68,1kg. Amamentando muito o pequeno, recentemente ela também fez um desabafo a respeito dos desafios do processo.
Leia também: Gravidez tardia: Claudia Raia, de 55 anos, está grávida do 3º filho
Perda de peso de Viviane Araújo: quanto peso é normal perder após o parto?
Geralmente, as mulheres demoram um pouco para voltar ao peso anterior à gravidez — a maioria elimina aproximadamente 5kg após a saída do bebê, e cerca de 4,5kg durante as seis semanas seguintes.
Mas esse tempo pode ser ainda maior. Isso porque uma pesquisa conduzida por médicos do Canadá mostrou que o período entre três e 12 meses depois do parto é considerado o ideal para perder os quilos ganhos durante a gravidez.
No caso da mãe de Joaquim, foi diferente, e ela acabou emagrecendo mais do que a média. Mas vale lembrar que a atriz conta com uma rede de apoio muito forte e uma equipe multidisciplinar. O que muitas vezes não é a realidade de todas as mulheres.
Sem contar que cada organismo funciona de uma maneira. Por isso, a perda de peso, embora seja esperada (e até aconteça naturalmente), não deve se tornar a prioridade da mamãe neste momento, ainda mais em um período tão delicado.
A amamentação, por exemplo, colabora para o processo, uma vez que a produção de leite exige um gasto calórico extra (mas não perder peso durante o aleitamento não significa que o seu leite seja fraco, viu?). Além disso, é preciso levar em conta outros fatores como metabolismo, saúde mental e alimentação.
Por isso, o ideal é manter uma alimentação equilibrada. “A melhor forma para emagrecer amamentando é comer de forma natural e nutritiva. Praticar atividade física (dentro do possível e com liberação médica), além de manter a ingestão de água no mínimo 3 ou 4 litros por dia, também ajudam a manter a rotina saudável”, explica Vivian Berkowitz, nutricionista funcional integrativa.
Por fim, é interessante evitar alimentos industrializados e ultraprocessados. Cuidar da saúde mental também é fundamental, já que ela tem um impacto significativo no apetite e no ganho ou na perda de peso.