Pepino nos olhos: trend do TikTok com rodelas congeladas funciona?
Colocar pepino nos olhos é um truque de beleza para lá de antigo, que sempre passa de geração em geração.
A técnica clássica, contudo, passou por uma adaptação e surgiu repaginada através de uma trend do TikTok. Agora, a ideia é congelar as rodelas antes de aplicá-las na face.
O sucesso da nova dica é tanto que a hashtag #frozencucumberhack – ou “truque do pepino congelado”, em tradução livre – já passa de mais de 25 milhões de visualizações na rede social.
Mas para que esse truque funciona? Existe alguma diferença entre ele e a técnica antiga? Confira a seguir!
Leia também: Clarear as axilas com limão e bicarbonato de sódio: trend de beleza é segura?
Afinal, vale a pena congelar o pepino?
De acordo com a dermatologista Mônica Aribi, os pepinos são vistos como aliados da beleza por serem ricos em vitamina C e contribuírem com a redução do inchaço. Quando congelado, contudo, ele perde um desses efeitos.
“O gelo faz com que a molécula de vitamina C degenere-se e não cumpra suas funções, portanto não há o benefício de nutrição da pele”, aponta a médica.
E completa: “Em contrapartida, contudo, ele acaba age como um vasoconstritor, diminuindo o fluxo sanguíneo, com ação hidratante e anti-inflamatória”.
Leia também: Sangue de menstruação como máscara facial: trend do TikTok é segura?
Como usar o pepino congelado nos olhos?
Mônica explica que, assim como o pepino congelado, é possível usar o próprio gelo para desinchar a região dos olhos.
“Se você acordar de manhã e seus olhos estiverem inchados, você pode usar um cubo de gelo no rosto, uma toalha fria ou, então, as rodelas de um pepino congelado”, ela sugere.
“Seja qual for a sua escolha, apenas não segure nada que seja gelo em uma área do seu rosto por muito tempo. Se você notar que a pele está ficando rosada ou levemente dormente, você deve parar”, alerta.
Pepino nos olhos: mais benefícios
Apesar de o benefício mais conhecido do pepino nos olhos ser a ação de desinchar, usar as rodelas do legume na face pode ter outras vantagens para a beleza.
De acordo com a dermatologista, elas também podem dar à pele um grande impulso de hidratação.
“Quando aplicado topicamente, os pepinos podem fortificar as células para que possam se manter hidratadas e trabalhar nos níveis mais altos. Na área dos olhos, a hidratação é imensamente benéfica, uma vez que essa é uma região de pele extremamente fina”, diz a médica.
Leia também: Pepino: benefícios e propriedades do vegetal
Quer mais um truque para potencializar? Mônica indica:
“Aplique um gel refrescante para os olhos, contendo ácido hialurônico – que ‘atrai a hidratação do ambiente para a pele’ – e coloque o pepino por cima.”
Por fim, o alimento também ajuda a combater as olheiras escuras, pois é rico em vitamina K, que ajuda a melhorar a circulação sanguínea.
No entanto, a profissional ressalta que todos esses efeitos são temporários.
“O melhor a fazer em caso de olheiras é procurar um médico para identificar o tipo e direcionar o melhor tratamento para cada caso”, finaliza a médica.
Fonte: Mônica Aribi, dermatologista, sócia efetiva da SBD, da SBCD e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia, de São Paulo.