Pente de jade: O que é e como atua no crescimento do cabelo
O rolo de jade já é considerado produto básico para o autocuidado há anos. Mas agora, os influenciadores da beleza e fãs da medicina chinesa incluíram outro item feito com o mesmo material no necessáire: o pente de jade.
O objeto, que pode variar da cor verde ao turquesa, é usado com a intenção de aumentar potencialmente a circulação, o crescimento do cabelo e o relaxamento.
Saiba o que os especialistas dizem sobre o pente de jade e decida se é uma boa ideia experimentá-lo.
O que é o pente de jade
O pente de jade está relacionado ao gua sha, uma antiga prática da medicina chinesa que se concentra no uso de uma ferramenta de ponta lisa para “livrar” o corpo da inflamação e promover a circulação e a cura.
Assim, a massagem gua sha é normalmente usada para tratar certas condições dos músculos e tendões, visando também o relaxamento.
Além disso, o pente de jade busca estimular e massagear o couro cabeludo. A ideia é que pentear os fios com o acessório aumentará o fluxo sanguíneo para a área e promoverá o crescimento do cabelo. Ou seja, pentear o couro cabeludo com um pouco mais de pressão para trazer sangue fresco para a região e, como resultado, ajudar os fios crescerem mais rápido.
Por que jade?
De acordo com a medicina chinesa, jade é uma pedra considerada promotora de saúde, longevidade e beleza. Da mesma maneira, é refrescante e não porosa – o que significa que não retém bactérias. No entanto, não há evidências científicas para apoiar as alegações sobre os efeitos do uso de jade para fins de saúde.
Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha
Benefícios do pente de jade
Os possíveis benefícios podem vir do ato de pentear em si, e não do material do pente. Assim, o aumento da circulação é a principal vantagem de se utilizar o objeto.
Fabricantes também afirmam que o pente é capaz de aumentar o relaxamento e reduzir a tensão. Contudo, faltam pesquisas em torno do efeito do penteado de jade em relação a isso.
O acessório custa, em média, 90 reais, e pode ser encontrado em sites e lojas de cosméticos.
Leia também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis
Fontes: Clínica Cleveland e dermatologista Michele Green