Pele oleosa no verão: Confira 5 dicas de cuidado na estação mais quente do ano
A pele oleosa é o tipo de pele predominante entre os brasileiros. Produção excessiva de sebo, aspecto brilhante, poros dilatados e predisposição ao surgimento de cravos e espinhas são algumas das características desse tipo de pele. No entanto, nas altas temperaturas, esse quadro pode piorar ainda mais, já que o calor estimula a produção de sebo na pele oleosa no verão. Continue lendo e saiba mais.
Leia também: Sucos refrescantes que ajudam a emagrecer no verão
Características da pele oleosa
A pele oleosa é caracterizada pelo aspecto brilhante, úmido e, na maioria das vezes, indesejado. Além disso, geralmente é mais espessa e apresenta um relevo irregular devido a produção de óleo acima do normal. Assim, pode sofrer ainda mais no calor, já que as temperaturas elevadas aumentam ainda mais a produção de secreção oleosa. Essas características também favorecem a formação de espinhas, acne e cravos.
As principais causas para esse tipo de pele são: fatores genéticos, hormonais, excesso de sol e calor, estresse e alimentos gordurosos. Apesar de muitos fatores serem inevitáveis, existem algumas práticas que podem diminuir significativamente a oleosidade da pele. Confira a seguir.
Dicas de cuidado com a pele oleosa no verão
Não exagere na limpeza
Especialmente no verão, é tentador higienizar a pele diversas vezes ao dia para remover a oleosidade. No entanto, o hábito pode ter efeito contrário. “Evite lavar o rosto mais que duas vezes ao dia. Quanto mais vezes lavamos o rosto, maior a produção de sebo. Portanto, procure ainda utilizar água fria para lavar a pele oleosa no verão. Assim, a água fria ajuda no controle da oleosidade, ao contrário da água quente, que estimula a produção de sebo”, explica a Dra. Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Invista na hidratação
Engana-se quem acredita que pele oleosa no verão não necessita de hidratação. Na verdade, o uso diário de um hidratante é indispensável para evitar o efeito rebote e manter a oleosidade sob controle.
“Um dos maiores mitos sobre a hidratação da pele é que a pele oleosa não precisa ser hidratada ou até mesmo que não pode ser hidratada, pelo receio de que o hábito cause espinhas e cravos. Mas oleosidade é diferente de hidratação: enquanto a primeira se refere ao excesso de sebo, a segunda trata da quantidade de água na pele”, alerta a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.
Vale ressaltar, no entanto, que quem possui pele oleosa deve optar por produtos específicos para esse tipo de pele para evitar sensação de pele pegajosa e o surgimento de cravos e espinhas. Dê preferência, por exemplo, para cosméticos que confiram hidratação prolongada em veículos mais fluídos e oil free.
Atente-se à alimentação
A dieta possui impacto direto na pele como um todo, inclusive na produção da oleosidade. “Sabemos que a dieta impacta diretamente a função das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de óleo na pele, que tem importante função de proteção e manutenção de equilíbrio e textura cutânea. Mas, se for excessiva ou deficiente, pode levar a disfunções”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.
“Uma dieta desequilibrada prejudica o organismo, aumentando o perfil inflamatório também da pele, o que geralmente resulta em maior estímulo das glândulas sebáceas. Por exemplo, o consumo excessivo de gorduras não saudáveis presentes em alimentos ultraprocessados, gorduras vegetais modificadas, gorduras saturadas de origem animal, frituras de imersão, alimentos pró-inflamatórios, como açúcares em geral e farinhas brancas e refinadas, e ainda ingredientes alergênicos, como os corantes e conservantes artificiais”, explica a Dra. Marcella.
Cuide também da barba
Homens, de maneira geral, tendem a possuir a pele mais oleosa que mulheres. E aqueles que cultivam barbas longas e volumosas podem sofrer ainda mais com o problema, resultando em pele e fios oleosos. Por isso, cuidar da barba é fundamental para manter a oleosidade sob controle.
“O cuidado com a barba começa na higiene adequada. Manter a barba limpa ajuda no controle da oleosidade da pele, além de remover as impurezas acumuladas ao longo do dia, como suor, poeira, poluição, restos de alimentos e cosméticos. Dessa forma, após a lavagem, é importante secar a região, evitando assim a proliferação de fungos. Além da higiene, o pelo da barba também necessita de hidratação, que deve ser realizada em seguida com produtos específicos”, explica a dermatologista Dra. Jaqueline Zmijevski.
Aposte em um primer na pele oleosa no verão
Por fim, a pele oleosa no verão e maquiagem são uma combinação desastrosa, mas é perfeitamente possível evitar que a maquiagem derreta. “Uma dica interessante é complementar a rotina skincare com um primer, que estabiliza a oleosidade da pele, deixando-a menos brilhosa e com toque mais seco, o que faz com que a maquiagem dure mais”, diz a Dra. Paola.
“É interessante também optar por maquiagens com textura leve formuladas com ingredientes não oleosos. Além disso, evite ainda as maquiagens líquidas de alta cobertura, que tendem a derreter mais facilmente e favorecem a obstrução dos poros”, aconselha a médica.
Fontes:
- Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
- Dra. Cintia Guedes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
- Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR.
- Dra. Jaqueline Zmijevski, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD.