Rafa Brites emagreceu por conta de pedra na vesícula. Entenda

Alimentação Bem-estar Saúde
21 de Outubro, 2022
Rafa Brites emagreceu por conta de pedra na vesícula. Entenda

A pedra na vesícula ou litíase biliar ocorre quando certas substâncias se acumulam e causam a obstrução da passagem entre a vesícula biliar e o intestino. Tal quadro dificulta o processo de digestão e causa sintomas, como dores no estômago, vômitos e febre. A apresentadora e atriz Rafa Brites comentou nas redes sociais que está sofrendo com o quadro e, possivelmente, terá que fazer cirurgia para retirada da vesícula. Ela ainda disse que vem recebendo muitos elogios por estar magra, mas que a sua condição física está relacionada aos enjoos que vem sentindo por conta da doença. O relato da apresentadora traz à tona a questão da relação entre pedra na vesícula e emagrecimento. Afinal, como ela impacta a saúde e qual deve ser a alimentação do paciente?

Em primeiro lugar, é importante entender quais são as possíveis causas do surgimento da pedra na vesícula. Dentre os principais fatores, estão: obesidade, perda de peso em um curto espaço de tempo e colesterol alto. Além disso, hipertensão, consumo de cigarros, vida sedentária, uso de estrogênio e predisposição genética também contribuem para o diagnóstico.

Pedra na vesícula e emagrecimento: qual é a relação?

O emagrecimento, quando acontece de forma repentina e rápida, pode ser um dos fatores para o desenvolvimento da pedra na vesícula. Além disso, não existe uma relação direta entre o diagnóstico e a perda de peso. Ou seja, quem tem cálculos de vesícula não tem como efeito o emagrecimento. 

Na verdade, o que pode acontecer é um efeito secundário. Isso porque os sintomas da pedra na vesícula envolvem dores fortes na boca do estômago, náuseas, vômitos e diarreia. Tais fatores podem acabar diminuindo o apetite do paciente. Entretanto, é muito importante que haja uma alimentação adequada para evitar a piora do quadro.

Alimentação adequada

Alguns alimentos, sobretudo aqueles com alto teor de gordura, devem ser evitados por pessoas com pedra na vesícula. Caso contrário, pode haver a movimentação das pedras e, assim, o quadro pode se agravar. Dentre os alimentos prejudiciais, estão: carnes vermelhas, manteiga, doces em geral, alimentos processados, embutidos, produtos industrializados e frituras.

Assim, as refeições devem ser fracionadas em pelo menos 3 vezes ao dia e contar com alimentos como:

  • Frutas (principalmente as ricas em vitamina C, que parece ter um papel protetor contra o desenvolvimento de cálculos);
  • Legumes;
  • Produtos integrais;
  • Tubérculos;
  • Leite e derivados desnatados;
  • Chás;
  • Nozes e castanhas .

Pedra na vesícula e emagrecimento: para além do corpo

Ao compartilhar com os seguidores o diagnóstico de pedra na vesícula, Rafa Brites aproveitou para fazer um apelo: “É bom a gente sempre se perguntar ‘por que será que aquela pessoa engordou ou emagreceu?’. Então, a gente olhar menos para o corpo das pessoas, não ficar olhando, comentando, porque a gente nunca sabe o que se passa com aquela mudança daquela pessoa”.

Tal comentário revela a importância da discussão sobre a cultura da magreza, em que um corpo magro e padrão é bonito e aceito, mesmo que não seja saudável. Além disso, a fala da apresentadora, mesmo que não de forma intencional, ajuda a romper a ideia de que tudo o que se vê nas redes sociais é a verdade absoluta. A pressão estética presente na internet, muitas vezes, faz com que as pessoas (sobretudo as mulheres) se comparem com corpos que não são reais ou que “escondem” diversas outras questões. Assim, é sempre importante manter-se vigilante e priorizar a saúde do corpo e da mente em detrimento de preferências ligadas à aparência.

Leia também: Cultura da magreza: as lutas de quem convive com um transtorno alimentar

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia