Padel: Conheça o esporte e seus benefícios para o corpo

Bem-estar Movimento
10 de Novembro, 2020
Padel: Conheça o esporte e seus benefícios para o corpo

Se você busca atividades físicas diferentes, o padel pode ser uma ótima alternativa. Apesar da semelhança com o tênis e o squash, para praticá-lo é necessário ter apenas quatro jogadores, divididos em duas duplas. Além disso, ao contrário do tênis, no padel a raquete é menor e fica mais próxima das mãos, facilitando o manuseio e a diversão. 

O esporte surgiu no México no fim da década de 1960 e se espalhou para países como Argentina, Espanha e até mesmo no Brasil. Assim, a boa notícia é que o esporte pode ser praticado por todos, desde crianças de 5 anos até idosos. 

Leia mais em: Tênis: Motivos para começar a praticar o esporte

Padel: Como funciona

O padel é um jogo bastante dinâmico, pois é praticado numa quadra cercada por paredes de cimento, com grades ou vidros nos fundos e na lateral. Além disso, há uma rede no meio da quadra para dividi-los.

Dito isso, com a raquete nas mãos, os jogadores devem rebater as bolas contando com o auxílio das paredes. As regras de saque, golpes e sistema de pontuação também são diferentes do tênis.

No padel existe apenas um juiz de arbitragem, mas geralmente os jogadores discutem sobre os pontos obtidos no final de cada partida.

Benefícios do padel

Auxilia a saúde cardiovascular

Por exigir grandes esforços, há um aumento da produção de oxigênio e da circulação sanguínea. Consequentemente, a resistência cardiovascular também aumenta, evitando doenças cardíacas, como o infarto.  

Tonifica os músculos

A prática trabalha diversos músculos simultaneamente, principalmente os grupos musculares da coxa e glúteos, devido à posição de agachamento. Ainda, a coluna e os abdômen também são fortalecidos. 

Ajuda a perder peso

Se você deseja queimar algumas calorias, a atividade também pode ser uma aliada. De acordo com pesquisas, em uma hora de padel é possível gastar aproximadamente 500 calorias.

Padel pode reduzir o estresse

De fato, todos os exercícios físicos ajudam a reduzir o estresse. Isso porque as tensões acumuladas são liberadas durante os movimentos, aumentando as sensações positivas.

Melhora a qualidade do sono

O padel demanda muita energia e, no final das partidas, os jogadores sentem-se cansados. Para se recuperar, o corpo necessita de descanso, portanto, a qualidade de sono e o relaxamento são facilmente proporcionados.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina