Padel: Conheça o esporte e seus benefícios para o corpo
Se você busca atividades físicas diferentes, o padel pode ser uma ótima alternativa. Apesar da semelhança com o tênis e o squash, para praticá-lo é necessário ter apenas quatro jogadores, divididos em duas duplas. Além disso, ao contrário do tênis, no padel a raquete é menor e fica mais próxima das mãos, facilitando o manuseio e a diversão.
O esporte surgiu no México no fim da década de 1960 e se espalhou para países como Argentina, Espanha e até mesmo no Brasil. Assim, a boa notícia é que o esporte pode ser praticado por todos, desde crianças de 5 anos até idosos.
Leia mais em: Tênis: Motivos para começar a praticar o esporte
Padel: Como funciona
O padel é um jogo bastante dinâmico, pois é praticado numa quadra cercada por paredes de cimento, com grades ou vidros nos fundos e na lateral. Além disso, há uma rede no meio da quadra para dividi-los.
Dito isso, com a raquete nas mãos, os jogadores devem rebater as bolas contando com o auxílio das paredes. As regras de saque, golpes e sistema de pontuação também são diferentes do tênis.
No padel existe apenas um juiz de arbitragem, mas geralmente os jogadores discutem sobre os pontos obtidos no final de cada partida.
Benefícios do padel
Auxilia a saúde cardiovascular
Por exigir grandes esforços, há um aumento da produção de oxigênio e da circulação sanguínea. Consequentemente, a resistência cardiovascular também aumenta, evitando doenças cardíacas, como o infarto.
Tonifica os músculos
A prática trabalha diversos músculos simultaneamente, principalmente os grupos musculares da coxa e glúteos, devido à posição de agachamento. Ainda, a coluna e os abdômen também são fortalecidos.
Ajuda a perder peso
Se você deseja queimar algumas calorias, a atividade também pode ser uma aliada. De acordo com pesquisas, em uma hora de padel é possível gastar aproximadamente 500 calorias.
Padel pode reduzir o estresse
De fato, todos os exercícios físicos ajudam a reduzir o estresse. Isso porque as tensões acumuladas são liberadas durante os movimentos, aumentando as sensações positivas.
Melhora a qualidade do sono
O padel demanda muita energia e, no final das partidas, os jogadores sentem-se cansados. Para se recuperar, o corpo necessita de descanso, portanto, a qualidade de sono e o relaxamento são facilmente proporcionados.