Outono requer cuidados com a pele: Confira dicas de especialistas

Beleza Bem-estar
21 de Março, 2023
Outono requer cuidados com a pele: Confira dicas de especialistas

O outono já começou e requer cuidados com a pele, já que as principais características dessa estação são: temperaturas amenas e baixa umidade. Apesar de ainda não sentirmos essa baixa nos termômetros devido a transição das estações, em breve, a nossa pele pode começar a sofrer com a mudança de tempo e ficar mais suscetível ao ressecamento e alergias.

Portanto, os especialistas orientam que a rotina de cuidados deva acontecer diariamente em todas as estações, mas especialmente no outono os cuidados devem ser redobrados, principalmente após um período de verão atípico, com chuvas acima da média e alta umidade.

Veja também: Clean Girl Aesthetic: 5 dicas para conquistar uma pele bonita e saudável

Cuidados redobrados com a pele

Segundo o dermatologista Dário Rosa, nessa época do ano existe uma tendência de ressecamento ao que chamamos de tegumento, que significa conjunto formado pela pele e seus anexos – cabelo, pelos e unhas, por exemplo. Além disso, essa desidratação pode chegar a um quadro de agravamento e desencadear possíveis crises de condições pré-existentes, como a dermatite atópica.

“A pele sofre os impactos das diferenças bruscas no clima, como deve acontecer entre essas duas estações. Portanto, os cuidados no outono precisam ser direcionados especialmente à hidratação, para tentar manter ao máximo a saúde da pele e minimizar os danos”, alerta.

Esse ressecamento pode ser agravado pelo hábito de tomar banhos quentes e demorados. Costume esse que reduz a oleosidade natural da pele e a deixa mais vulnerável à irritação e coceira.

Confira 8 dicas de cuidados com a pele no outono 

outono requer cuidados com a pele (2)

Para orientar sobre o que fazer para manter a pele saudável na nova estação, o especialista dá dicas simples! Confira:

1. Evite banhos quentes e demorados. Eles favorecem a perda da água da pele e a retirada dos óleos naturais, deixando-a mais ressecada.

2. Dispense as buchas já que elas causam uma limpeza agressiva e retiram mais ainda os fatores de hidratação da pele.

3. Use sabonetes neutros/suaves, tanto para o corpo quanto para o rosto, que não retiram a oleosidade natural da pele.

4. Utilize hidratantes corporais logo após o banho e com a pele ainda úmida; isso vai potencializar o poder do cosmético.

5. Aposte nos óleos corporais. Eles formam uma barreira protetora contra a perda de água da pele no chuveiro. Assim, produtos com manteiga de karité, ureia e óleo de amêndoas podem ajudar bastante.

6. Use protetor labial. Esses hidratantes evitam que os lábios rachem e ressequem com a mudança no clima.

7. Inclua a vitamina C na sua rotina. Ela ajuda a manter o brilho do verão nos meses mais frios, recuperando a luminosidade e a firmeza da pele.

8. Tenha uma alimentação saudável. Assim, frutas, legumes e verduras contribuem tanto para a saúde quanto para a saúde da pele.

Proteção solar em todas as estações do ano

Por fim, a dermatologista Anelise Dutra alerta ainda para o uso do filtro solar. “Mesmo nos dias frios e nublados não podemos esquecer de usar o protetor. Portanto, faça chuva, faça sol, não dá para sair de casa sem proteção”, diz Anelise reforçando a necessidade de reaplicar o produto a cada duas horas em média.

Além disso, a dermatologista lembra que cada pele reage de uma forma diferente nas mudanças de estação. “Cada paciente tem que ser analisado de forma única. Por isso, é importante consultar o seu dermatologista para saber mais detalhes de como cuidar da sua pele especificamente, não só durante o outono, como durante o resto do ano”.

Fonte: Anelise Dutra, dermatologista e Dário Rosa, dermatologista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa