Os riscos de misturar óleo quente e água: mulher morre após fritar ovo

Alimentação Bem-estar Saúde
27 de Fevereiro, 2024
Os riscos de misturar óleo quente e água: mulher morre após fritar ovo

Uma mulher de 33 anos morreu na última segunda-feira (26) após ficar 10 dias internada na Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ) da Santa Casa de Misericórdia de Limeira, no interior de SP. Ao tentar fritar um ovo, Elisângela Oliveira de Jesus, que é de Rio Claro (SP), sofreu graves queimaduras após jogar água na frigideira que estava com óleo. Veja mais detalhes sobre o acidente e os riscos de misturar óleo quente com água.

Leia mais: Mitos populares de saúde: especialista analisa manteiga em queimadura, linha na testa para soluço e mais

Como ocorreu o acidente?

Primeiramente, Elisângela colocou uma frigideira com óleo para esquentar no fogão. Então, ela quebrou um ovo em um copo para ver se o alimento não estava estragado. No entanto, o copo tinha água, e ela não percebeu. Ao despejar o ovo com a água na frigideira com óleo, as chamas subiram. O processo ocorreu por conta de uma explosão causada pela reação da água com o óleo quente.

O fogo atingiu parte do rosto dela, a camiseta e o sutiã de amamentação que ela usava. Elisângela tinha uma filha de um ano. A mulher passaria por uma cirurgia nesta segunda, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.

Os riscos de misturar óleo quente com água

A explosão causada pela mistura de óleo e água quente é um dos grandes perigos da cozinha. Só o óleo quente sem mistura, muito aquecido, já pode levantar fogo, com a água então, os riscos da chama subir e atingir o rosto são ainda maiores.

Por isso, se a pessoa tiver sofrido alguma queimadura, a orientação é colocar a parte queimada numa água fria corrente onde o jato não seja muito forte e procurar um médico urgente. Não deve aplicar de forma alguma “receitas caseiras” como paste de dente ou manteiga, que podem aumentar a gravidade da queimadura.

A gordura quente é um fator de risco de acidentes na cozinha. Segundo uma orientação publicada em um texto da Fiocruz, se a gordura pegar fogo, jamais deve-se jogar água nela. O ideal, nesse caso, é tentar apagar o fogo por abafamento, usando, por exemplo, uma tampa de panela.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas