Quer um jardim mais organizado? Tenha um diário!
Um diário é mais do que um item para guardar segredos e descrever sentimentos. Ele também serve como método para melhorar a rotina com anotações práticas e necessárias. Sendo assim, manter a organização de um jardim pode ficar mais fáil com a ajuda do objeto. Para garantir que o espaço seja saudável e bonito, repleto de flores e folhas verdinhas, cuidar bem do ambiente é essencial.
Leia também: Jardim de meditação: Saiba como criar o seu
Dicas para a organização do seu jardim
Primeiramente, vale anotar no diário tudo o que você considera importante para que o seu jardim fique perfeito e do jeito desejado. Mas cuidado para não dar um passo maior que a perna: anote o que deseja plantar no espaço e, depois, analise o que você realmente vai conseguir cultivar. Assim, você não se perde nas possibilidades.
Outro ponto para garantir a organização do jardim é dividir as culturas em dois grupos: as de estações frias e as de estações quentes. Dessa forma, você consegue cuidar melhor de cada planta ou flor, observando o período certo para dar mais atenção a elas.
Anote as datas do plantio, do surgimento das flores e da morte da planta. Em seguida, determine quando iniciar as sementes em espaços fechados ou ao ar livre. Aqui também é interessante dividir cada cultura por cor, por exemplo: as culturas de ambientes fechados em verde e as de ambientes abertos em amarelo.
Leia também: Jardinagem pode aliviar o sentimento de solidão
Anote tudo o que achar necessário
Para garantir o crescimento adequado das plantas, anote quanto cada cultura precisa de espaço, quantas cabem em um metro quadrado, quais são os dias de colheita ou se elas precisam de suporte vertical. Pode parecer desnecessário, mas também é interessante anotar o tamanho do espaço que você tem e se pretende incluir um jardim vertical na área. Tudo isso, no papel, ajuda na organização do ambiente.
Registre também o que acontece no jardim a cada semana ou a cada mês. Anote tudo o que achar útil: crescimento, culturas que não vingaram, se houve alguma praga, etc. Faça um esboço do jardim no papel! Identificar os locais onde plantou cada cultura ajuda a cuidar mais especificamente de cada uma das plantas.
Por fim, algo mais do que útil para a organização do jardim é anotar o controle de pragas e doenças. Elas tendem a acontecer em períodos determinados, então, anote o que acontece em cada estação, mês ou semestre. Dessa forma, é possível controlar essas infestações. Escrever sobre quais fertilizantes usou, quantidade e a data também contribui para identificar quando aplicá-los novamente.