Ooforectomia: o que é e quando é indicada

Saúde
30 de Setembro, 2022
Ooforectomia: o que é e quando é indicada

A cirurgia de remoção dos ovários recebe o nome de ooforectomia. “Trata-se de um procedimento invasivo, cirúrgico, com acesso a cavidade abdominal/pélvica e remoção do ovário”, descreve o ginecologista e obstetra Adelmo Modesto. Mas por que uma mulher pode receber indicação para fazer esse procedimento? Saiba mais a seguir.

Quando fazer a ooforectomia?

“Está indicada na presença de lesão ovariana benigna (como cistos de teratoma e endometrioma, por exemplo) ou maligna (câncer). Lesões císticas acima de 9 cm e casos de torção ovariana também podem indicar ooforectomia”, elenca o médico. 

Além disso, pacientes com câncer de mama podem receber indicação da remoção profilática dos ovários. Pois, o objetivo é eliminar a fonte de produção dos hormônios, cujos efeitos poderão  agravar a evolução do tumor.

Leia também: Síndrome dos Ovários Policísticos: quem tem pode engravidar?

Tipos de ooforectomia

  • Unilateral: é a remoção de apenas um ovário, e a indicação ocorre em casos de cistos dermóides, mucinosos, fibromas, endometriomas, cistos com lesões maiores que 9 cm e cistos complexos.
  • Bilateral: pacientes com lesões ovarianas suspeitas de neoplasia maligna e que já se encontram na menopausa podem receber indicação de ooforectomia bilateral, ou seja, para remoção dos dois ovários. Além disso, pacientes com diagnóstico de câncer de mama e teste genético positivo para o BRCA1 e BRCA2 também.

Leia também: Síndrome dos Ovários Policísticos: Melhores exercícios físicos

Como é feita a cirurgia

“Realiza-se a cirurgia por via laparoscópica (cirurgia por vídeo) ou por via laparotômica (cirurgia aberta)”, explica o ginecologista. “Assim, a recuperação tende a ser progressiva e satisfatória quando as recomendações são seguidas de forma adequada pela paciente. Mas, geralmente a alta hospitalar é precoce com 24 horas da cirurgia. Por fim, a partir de 30 a 45 dias é possível voltar à rotina habitual.”

Fonte: Adelmo Modesto, ginecologista e obstetra (CREMEB: 31374/RQE: 20035)

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração