Ômega-6: O que é, benefícios e onde encontrar
Conhecido como ácido linoleico, o ômega-6 é um ácido graxo poli-insaturado, um tipo de gordura boa encontrada em alimentos sob a forma de óleos, como o de girassol, canola, milho e soja, além de castanhas e nozes.
Assim como o ômega-3, ele é fundamental para o bom funcionamento das atividades cerebrais e está presente em todas as células do corpo. Também é importante para saúde dos ossos, da pele, dos cabelos e para regular o metabolismo. Acabou virando o queridinho entre os atletas.
O ácido linoleico também está relacionado à redução do colesterol total, do colesterol ruim (LDL) e ao aumento do colesterol bom (HDL), além de manter o sistema nervoso funcionando adequadamente.
Por isso, o ideal é que seu consumo seja diário, já que o organismo não produz o ômega-6 e depende totalmente da ingestão das comidas. Mas lembre-se: é preciso moderação quando se trata de comidas congeladas, fast food e itens altamente calóricos. O excesso também pode fazer mal para o organismo.
Leia também: Dieta da longevidade: O que comer para viver mais e melhor
Uma revisão australiana de 20 estudos englobando dados de 39 740 pessoas concluiu que, quanto maior o consumo de ácido linoleico (uma versão do ômega-6), menor o risco de encarar o diabetes tipo 2.
Outros benefícios
O tipo mais benéfico é o ácido gamalinolénico (GLA), geralmente encontrado em óleos vegetais. Ele atua como um anti-inflamatório e desacelera o processo de envelhecimento. Como consequência, ajuda no funcionamento do coração, pulmões e diabetes.
Segundo pesquisas, doenças também podem ser evitadas com o consumo adequado do ômega 6: osteoporose; alergias; artrite reumatoide; câncer de mama; hipertensão; eczema, entre outras.
Leia também: Dieta do índice glicêmico: O que é e como fazer
Principais fontes de ômega-6
- Azeite de oliva
- Óleo de gergelim
- Semente de chia
- Óleo de cártamo
- Óleo de girassol
- Germe de trigo
- Pistache
- Nozes
- Sementes de abóbora
- Sementes de uva.