Óleo de cenoura: para que serve, benefícios e como usar

Beleza Bem-estar
20 de Outubro, 2022
Óleo de cenoura: para que serve, benefícios e como usar

O óleo de cenoura, assim como outros óleos vegetais naturais, oferece uma série de benefícios para a beleza que, até então, ainda são desconhecidos por algumas pessoas.

Para isso, contudo, é necessário entender como o ingrediente age e como é possível adicioná-lo na rotina de cuidados com a pele e o cabelo.

Confira a seguir tudo sobre o óleo!

Leia também: 10 melhores óleos essenciais para o cabelo

Óleo de cenoura: afinal, para que ele serve?

De acordo com o dermatologista Otávio Macedo, o óleo de cenoura é um óleo vegetal natural, que se destaca especialmente por algumas propriedades importantes para os cuidados com a beleza.

São eles:

  • Betacaroteno;
  • Vitamina A;
  • Vitamina E;
  • Ação hidratante;
  • Ação antioxidante.

Assim, o médico afirma que o ingrediente pode ser usado tanto no cabelo, quanto na pele.

“Na pele, ele funciona como um hidratante natural, tem ação cicatrizante e pode ser usado para amenizar as marcas das estrias. Além disso, hidrata e nutri a pele, deixando-a mais saudável”, explica.

“Já no cabelo, esse óleo tem uma ação umectante, que ajuda a hidratar e revitalizar os fios por meio da renovação celular. Além disso, ele ainda auxilia no crescimento dos fios e ajuda a diminuir o frizz”, completa.

Leia também: Óleo de damasco: o que é, propriedades e benefícios para a pele

Como usar?

Para a pele, o médico indica diluir o óleo de cenoura em um óleo transportador, como o de coco, azeite ou rosa mosqueta.

Depois, basta aplicar na região desejada de forma uniforme, evitando excessos do produto na pele.

“Esse cuidado é importante porque a cenoura é rica em carotenoides, que são os pigmentos das cores alaranjadas, avermelhadas e amarelados e em grande quantidade pode manchar a pele”, ressalta Macedo.

Quanto ao uso nos cabelos, ele explica:

“O óleo serve para todos os tipos de cabelos. É possível aplicá-lo nas pontas dos fios como reparador, ou adicionar algumas gotas dele no shampoo, condicionador ou máscara de hidratação. Isso ajudará a hidratar o cabelo.”

Leia também: Hidratar o cabelo em casa dá resultado? Descubra aqui!

Há contraindicações?

De acordo com Macedo, o ideal é sempre consultar um dermatologista antes de fazer uso de qualquer produto que ainda não tenha sido prescrito por ele.

“Apesar de não haver contraindicações de uso para o óleo de cenoura, é importante observar se o uso causará reação alérgica”, alerta o médico.

Para isso, o indicado é testar o ingrediente com 24 horas de antecedência, aplicando pouco do óleo em uma pequena área do corpo. Lembre-se de espalhar bem o produto, para que excessos não causem manchas na pele.

Fonte: Otávio Macedo, médico dermatologista, de São Paulo.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas