Obesidade pode aumentar risco de Alzheimer, diz estudo
Um estudo publicado recentemente no Journal of Alzheimer’s Disease apontou que a obesidade pode aumentar o risco de desenvolver Alzheimer. Por outro lado, a redução do peso poderia diminuir a probabilidade, bem como retardar o declínio cognitivo.
Até agora, nenhuma pesquisa havia feito uma comparação direta entre os padrões de atrofia cerebral na doença de Alzheimer e na obesidade. Mas trabalhos anteriores já haviam apontado uma relação, destacando que a obesidade estaria ligada a alterações vistas na doença, como danos cerebrovasculares e acúmulo de beta-amiloide.
Leia também: Filhos de pais superprotetores tendem a viver menos
Obesidade e Alzheimer: como funcionou a investigação
Para chegar aos resultados, os cientistas analisaram exames de imagem cerebral de mais de 1.300 indivíduos. Então, compararam os padrões das massas cinzentas de pessoas com Alzheimer e de pessoas sem a condição.
Além disso, eles também interpretaram exames de pessoas com obesidade e de indivíduos sem ela, e analisaram o acúmulo de proteína beta-amiloide, um marcador da demência. Fatores como idade e sexo também foram considerados.
A partir daí, os especialistas elaboraram mapas cerebrais de atrofia da massa cinzenta para todos os participantes. Como conclusão, perceberam que tanto a obesidade quanto o Alzheimer afetaram a massa cinzenta de modo parecido.
Por exemplo: notou-se afinamentos semelhantes no córtex temporoparietal direito e no córtex pré-frontal esquerdo em ambas as doenças. Esse processo pode ser um indicativo de que a obesidade causa o mesmo tipo de neurodegeneração vista em pacientes com Alzheimer.
“O estudo traz contribuições significativas para a crescente evidência dos efeitos nocivos da obesidade – uma doença multissistêmica ligada a alterações metabólicas, incluindo impactos diretos no sistema nervoso central – na cognição, na saúde geral do cérebro e no risco de doença de Alzheimer”, explicou Scott Kaiser, geriatra e diretora de saúde cognitiva geriátrica do Pacific Neuroscience Institute no Providence Saint John’s Health Center, na Califórnia.
Referência: Obesity-Associated Neurodegeneration Pattern Mimics Alzheimer’s Disease in an Observational Cohort Study.