Obesidade pode aumentar risco de Alzheimer, diz estudo

Saúde
03 de Fevereiro, 2023
Obesidade pode aumentar risco de Alzheimer, diz estudo

Um estudo publicado recentemente no Journal of Alzheimer’s Disease apontou que a obesidade pode aumentar o risco de desenvolver Alzheimer. Por outro lado, a redução do peso poderia diminuir a probabilidade, bem como retardar o declínio cognitivo.

Até agora, nenhuma pesquisa havia feito uma comparação direta entre os padrões de atrofia cerebral na doença de Alzheimer e na obesidade. Mas trabalhos anteriores já haviam apontado uma relação, destacando que a obesidade estaria ligada a alterações vistas na doença, como danos cerebrovasculares e acúmulo de beta-amiloide.

Leia também: Filhos de pais superprotetores tendem a viver menos

Obesidade e Alzheimer: como funcionou a investigação

Para chegar aos resultados, os cientistas analisaram exames de imagem cerebral de mais de 1.300 indivíduos. Então, compararam os padrões das massas cinzentas de pessoas com Alzheimer e de pessoas sem a condição.

Além disso, eles também interpretaram exames de pessoas com obesidade e de indivíduos sem ela, e analisaram o acúmulo de proteína beta-amiloide, um marcador da demência. Fatores como idade e sexo também foram considerados.

A partir daí, os especialistas elaboraram mapas cerebrais de atrofia da massa cinzenta para todos os participantes. Como conclusão, perceberam que tanto a obesidade quanto o Alzheimer afetaram a massa cinzenta de modo parecido.

Por exemplo: notou-se afinamentos semelhantes no córtex temporoparietal direito e no córtex pré-frontal esquerdo em ambas as doenças. Esse processo pode ser um indicativo de que a obesidade causa o mesmo tipo de neurodegeneração vista em pacientes com Alzheimer.

“O estudo traz contribuições significativas para a crescente evidência dos efeitos nocivos da obesidade – uma doença multissistêmica ligada a alterações metabólicas, incluindo impactos diretos no sistema nervoso central – na cognição, na saúde geral do cérebro e no risco de doença de Alzheimer”, explicou Scott Kaiser, geriatra e diretora de saúde cognitiva geriátrica do Pacific Neuroscience Institute no Providence Saint John’s Health Center, na Califórnia.

Referência: Obesity-Associated Neurodegeneration Pattern Mimics Alzheimer’s Disease in an Observational Cohort Study.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Como criar novos hábitos?

Instalando hábitos novos Quando queremos mudar nossa vida fica muito mais fácil focar em instalar novos hábitos do que em eliminar os hábitos antigos. É mais

Saúde

Vamos falar de compulsão alimentar?

Você sabia que 25 a 30% da população mundial está acima do peso? A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de

mulher meditando
Saúde

Saúde espiritual

Quando falamos em Saúde Espiritual estamos nos referimos à busca de um sentido, propósito e significado na vida, independente da crença e religião. A espiritualidade gera