O que é a histerectomia, cirurgia feita por Preta Gil?

Saúde
23 de Agosto, 2023
O que é a histerectomia, cirurgia feita por Preta Gil?

A saúde de Preta Gil virou notícia desde que a cantora recebeu o diagnóstico de câncer de intestino, em janeiro deste ano. Recentemente, Preta teve outra surpresa: um tumor no reto, que exigiu uma cirurgia complexa, incluindo a histerectomia total abdominal. O termo trouxe dúvidas entre os seguidores da filha de Gilberto Gil, que ainda está em recuperação no hospital.

Veja também: Novo teste de câncer propõe diagnóstico por meio da urina

O que é a histerectomia?

A histerectomia é o nome técnico para a cirurgia de remoção do útero, que pode ser parcial ou total, como o caso de Preta Gil. A intervenção pode ser feita em quadros de câncer de ovário, endométrio, colo do útero em fase inicial, prolapso uterino, endometriose grave, miomas e outras condições de saúde específicas.

No post em seu perfil do Instagram, Preta não explicou o motivo da retirada do útero. Contudo, a cirurgia também pode ter sido uma forma de prevenir que o câncer atingisse o órgão, por conta da proximidade com o tecido do intestino.

Tipos de cirurgia

Existem métodos diferentes para a realização da histerectomia, que dependem da causa cirúrgica. O procedimento pode ser aberto, que exige uma incisão maior do tecido, ou minimamente invasivo, como a laparoscopia ou robótica.

Estas duas últimas oferecem uma recuperação mais rápida à paciente, mas nem sempre é possível realizá-las se o diagnóstico for amplo e atingir outras partes do organismo.

Na condição de Preta Gil, é muito provável que ela tenha realizado uma cirurgia aberta, pois o foco era a extração do tumor localizado no reto. Por isso, o pós-operatório é mais delicado por causa da extensão do corte, que requer a internação por 48h ou mais, de acordo com o estado de saúde do paciente.

Efeitos “colaterais” da histerectomia

Por ser uma cirurgia que envolve a retirada total ou parcial do útero, a histerectomia impacta a fertilidade feminina. Sem o órgão, não é possível engravidar, tampouco menstruar. Além disso, a mulher pode entrar na menopausa, dependendo do tipo de histerectomia.

Por essa razão, o procedimento precisa de avaliação médica e a real necessidade da indicação, principalmente se a mulher estiver na idade fértil e deseja ter filhos.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte