Nutrientes importantes para a aprendizagem das crianças

Alimentação Bem-estar Equilíbrio
13 de Outubro, 2022
Vanessa Fontes Losano Reis
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 34283
Nutrientes importantes para a aprendizagem das crianças

As vitaminas e minerais são indispensáveis para a boa aprendizagem das crianças, seja no âmbito físico ou intelectual. Inclusive, estudos sobre nutrição e as funções cerebrais mostram que o campo tem avançado cada dia mais, principalmente no que diz respeito às suas relações com o desenvolvimento nas primeiras fases escolares.

“Nem sempre a alimentação infantil é adequada. Pois não são todas as crianças que comem as frutas, verduras e legumes necessários”, aponta a nutróloga Gabriela Bulisani.

Por isso, nós separamos os principais nutrientes para que os pequenos tenham um bom desempenho escolar. Confira:

Nutrientes para a aprendizagem das crianças: vitamina B1

Esta vitamina do complexo B atua contra a deterioração da memória e evita o envelhecimento do cérebro. Dessa maneira, a B1 converte os alimentos em energia e é conhecida como “tiamina”. Ela está presente em grandes quantidades no cérebro e em todos os tecidos nervosos. A tiamina está envolvida na produção de acetilcolina, um neurotransmissor, ou seja, que transmite informações de um lugar para outro do cérebro.

A falta dela pode estar ligada à perda de memória, por exemplo. Portanto, é muito importante estar atento ao consumo dela quando se quer obter sucesso no aprendizado.

Nutrientes para a aprendizagem das crianças: vitamina B3

Também conhecida como “niacina”, essa vitamina auxilia no desenvolvimento da memória, além de combater o estresse. Assim, é uma vitamina que converte as enzimas contidas nas proteínas em carboidratos e gorduras em energia para o corpo. Que criança não precisa de energia, não é mesmo? Esta é ainda uma vitamina que complementa o tratamento medicamentoso em quadros de déficit de atenção de forma secundária.

Nutrientes para a aprendizagem das crianças: vitamina B6

A B6 é mais uma das vitaminas que ajudam nos estudos e oferece muitos benefícios para o cérebro. Esse componente, conhecido como “piridoxina”, favorece a formação de neurotransmissores como a dopamina (traz efeitos no humor), a epinefrina e a norepinefrina (estas mexem nos estados de ansiedade), o GABA (permite reduzir a angústia e o estresse) e a acetilcolina (intervém nos processos de memória).

Além disso, a vitamina B6 ajuda na absorção da vitamina B12 e auxilia no desenvolvimento cognitivo.

Leia também: Programas de culinária estimulam alimentação saudável em crianças

Betacaroteno

O betacaroteno é uma das principais vitaminas que ajudam na aprendizagem das crianças. Isso porque ela é uma precursora da vitamina A, também chamada de “provitamina A”. Assim, sua principal função é melhorar a memória. Além disso, contribui para a preservação das células cerebrais a longo prazo. É uma substância que auxilia na proteção contra a degeneração cognitiva e uma melhoria das habilidades mentais em geral.

Vitamina B9

A essencial B9 é uma vitamina que favorece a formação dos glóbulos vermelhos, o que facilita o transporte de oxigênio, melhorando o funcionamento do cérebro. Também é conhecida pelo nome “ácido fólico”, “folato” ou “metilfolato” e funciona na preservação das funções cerebrais, impedindo danos ao tecido cerebral no longo prazo.

Vitamina B12

A vitamina B12, ou “cianocobalamina”, contribui para a formação das células e dos ácidos graxos. Sua ação está relacionada à memória de curto prazo e à velocidade do pensamento. A vitamina B12 é necessária para o desenvolvimento e a manutenção das funções do sistema nervoso. Sem essa vitamina, a mielina (capa que recobre os nervos) sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização. Esse processo ocorre tanto em neurônios de nervos periféricos quanto na substância branca do cérebro. Assim, a vitamina B12 é essencial para o sistema nervoso central.

Vitamina D

A vitamina D é conhecida como a “vitamina do sol”, por ser absorvida pelo corpo principalmente pela exposição solar. Ela ajuda a manter os ossos saudáveis e fortes, auxilia no crescimento celular e beneficia a função imunológica.

Vitamina E

Esta é mais uma das boas vitaminas que ajudam nos estudos, já que é um ótimo antioxidante que combate os radicais livres. Sua ingestão previne a diminuição da capacidade cognitiva. Sua ausência provoca alterações neurológicas que podem acarretar falta de concentração, diminuição dos reflexos e diminuição da sensibilidade vibratória, podendo ocasionar a falta de concentração para exercer atividades.

Referência: Plos One; Dr. Good

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais