Novo teste de câncer propõe diagnóstico por meio da urina
Pacientes com câncer em estágio inicial que ainda não receberam o diagnóstico poderão se beneficiar de um novo teste. Pesquisadores da Massachussets Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, estão desenvolvendo um exame para identificar a doença por meio da análise da urina.
A proposta da novidade é similar aos exames de gravidez encontrados em farmácias. Basta uma pequena quantidade de urina em contato com a fita reagente, que em poucos minutos apresenta o resultado.
Veja também: Afinal, estresse pode causar sangue nas fezes?
Tecnologia do novo teste de câncer é complexa
Embora o mecanismo de diagnóstico se assemelhe a um exame de farmácia, os cientistas enfrentam o desafio de viabilizar a tecnologia do diagnóstico, que envolve biomarcadores sintéticos pouco acessíveis. Ou seja, por mais que a solução seja simples na prática, os recursos são complexos e os pesquisadores ainda querem personalizar o diagnóstico.
Então, além de verificar a presença de células cancerígenas, o objetivo é determinar o tipo da neoplasia e, assim, abreviar a jornada da investigação. Para isso, os responsáveis pelo estudo pretendem incluir tecnologias que identifiquem qual parte do corpo as células cancerígenas estão instaladas.
Por fim, o diferencial do novo teste é a possibilidade de realizá-lo no desenvolvimento inicial da doença, quando o paciente ainda não tem sintomas específicos.
Status da pesquisa
A princípio, os pesquisadores do MIT utilizaram ratos para testar a eficácia do exame. Como resultado, o reagente conseguiu captar enzimas que são um subproduto das células cancerígenas, que caem na corrente sanguínea e, posteriormente, no trato urinário. Além disso
Os cientistas conseguiram mapear essas enzimas em diversas partes do organismo dos roedores: pulmões, músculos e trato digestivo, por exemplo.
Apesar dos resultados promissores, ainda não há previsão de lançar o produto, já que o experimento precisa realizar testes com humanos.
Como é feito o diagnóstico do câncer atualmente?
Hoje, a detecção do câncer exige uma série de exames para fechar o quadro. Os testes variam de acordo com a suspeita do tipo de tumor. Mas, basicamente, o médico solicita amostras de sangue, biópsias e avaliações de imagem. Por exemplo, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, entre outros.