Como se conectar com a natureza em tempos de isolamento social

Bem-estar Equilíbrio
27 de Março, 2020
Como se conectar com a natureza em tempos de isolamento social

Estar em contato com a natureza traz diversos benefícios para a saúde mental e bem-estar. Ajuda, por exemplo a manter a conexão no aqui e agora, liberando a mente das conversas e confusões da vida cotidiana. Assim, quando você está andando por um parque, olhando as estrelas e lua ou as flores florescendo ao redor, você terá um sentimento de paz e gratidão. 

No entanto, no cenário atual, em estamos vivendo uma era de distanciamento social, fica mais difícil ter contato com a natureza. Principalmente para quem mora em uma área urbana. Mas, a boa notícia é que existem maneiras de trazer os presentes da natureza para dentro de casa. Saiba mais.

Traga o ar livre para dentro

Ter objetos de design relacionado à natureza em sua casa reduz o estresse, aumenta a criatividade e clareza de pensamentos e melhora o bem-estar. Portanto, tente implementar objetos ou imagens que possam trazer a energia da natureza. Como, por exemplo, a presença de plantas em seu lar. 

Leia mais em: Benefícios de estar em contato com a natureza

Mentalize que você está na natureza e não em um lugar cercado por paredes

Opte por colocar fotografias da natureza espalhadas pelo seu escritório ou espaço de trabalho ou considere pintar a parede de verde. Visualizar cenas da natureza pode aliviar o estresse e a dor física, aprimora a atenção e cognição, além de fornecer outros benefícios para o corpo e mente.

Cerque-se de sons da natureza

O som da natureza é como um calmante. Então, abra uma janela ou ouça sons da natureza em algum aplicativo (como pássaros cantando, do vento ou das ondas do mar) enquanto estiver cozinhando ou trabalhando. Além disso, caso tiver problemas para dormir, considere colocar sons de ondas ou de uma floresta tropical.

Um estudo feito na Suécia descobriu que, depois de concluir uma série de atividades estressantes, ouvir sons da natureza melhorava a recuperação fisiológica e psicológica das pessoas devido ao estresse. 

Cultive plantas dentro de casa

Além de adicionar cor e textura ao ambiente, as pessoas que trabalham em um espaço “verde”, que inclui plantas, tendem a sentir e ser mais produtivas do que aquelas que trabalham em um espaço minimalista. Sendo assim, considere plantar um jardim de ervas em uma caixa perto de sua janela ou em uma bancada na cozinha.

Olhe para o céu noturno

Algumas pesquisas mostram que a observação do céu noturno pode ter efeitos calmantes, alívio de tensão e melhora o humor. A sensação de olhar para a lua brilhante pode te fazer entrar em um estado profundo de absorção psicológica. 

Para aproveitar os benefícios do lindo céu noturno, tudo o que você precisa fazer é ficar na varanda, quintal ou sacada à noite e olhar para cima.

Leia mais em: 6 maneiras de acalmar o cérebro e viver mais

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!