Não usar óculos de grau piora a visão?
Se você usa óculos de grau, já deve ter lido que não usar o acessório pode piorar ainda mais a saúde da visão. Entretanto, será que realmente funciona assim? Quando se trata de acessórios e métodos para corrigir a visão, ainda existem algumas informações populares que nem sempre estão corretas.
De acordo com Maria Claudia Gallo, oftalmologista do Vera Cruz Oftalmologia, que integra o Hospital Care, os óculos auxiliam quem tem problemas de visão a enxergar melhor, portanto, usá-lo ou não, não interfere no aumento do grau.
Leia também: Além do olfato e do paladar, Covid-19 pode impactar visão e audição
O que pode aumentar o grau dos óculos é a genética ou também alterações na curvatura da córnea, globo ocular e refração do cristalino. Além disso, exagerar nas telas como celulares, notebooks e TVs também contribui para essa diferença.
Não usar óculos de grau: afinal, o que piora a visão?
Mesmo que não piore a visão, é importante usar óculos de grau para evitar dores de cabeça e visão embaçada, por exemplo. Se você não for fã do acessório, uma opção popular também são as lentes de contato. Entretanto, mesmo que essa seja a sua escolha, saiba que ainda sim é importante combinar o uso das lentes com os óculos.
A lente também é uma opção para pacientes com ceratocone ou anisometropia (diferença grande de grau entre os dois olhos), como explica a oftalmologista. “Para a saúde ocular, a lente precisa de mais cuidados que os óculos visto que ela está em contato com a córnea. Elas exigem mais cuidados de higiene, as mãos devem estar sempre limpas e secas devido ao risco de perda e contaminação. E devem ser sempre retiradas antes de dormir e colocadas em solução apropriada”, ressalta a médica.
Por fim, Gallo afirma que a consulta com o oftalmologista deve ser feita anualmente para verificar se houve aumento ou diminuição no grau do paciente.
Fonte: Maria Claudia Gallo, oftalmologista do Vera Cruz Oftalmologia, que integra a Hospital Care.