Não tomar banho todos os dias faz mal? Especialista responde
Recentemente, os atores globais Mila Kunis e Ashton Kutcher afirmaram, durante a gravação do podcast Armchair Expert, não tomar banho com frequência. A revelação chocou os fãs brasileiros, que costumam praticar o hábito ao menos uma vez por dia. Contudo, com a chegada de uma frente fria intensa em algumas regiões do país, muitos ficaram tentados a seguir o casal. Mas será que faz mal?
Mila Kunis e Ashton Kutcher não tomam banho todos os dias
Em uma conversa descontraída, as celebridades contaram que também não dão banho nos filhos diariamente — só fazem isso quando veem que os pequenos estão realmente sujos. Kutcher, por exemplo, explicou que prefere passar lenços umedecidos nas partes íntimas e nas axilas em vez de encarar o chuveiro.
Já Kunis disse que quando era pequena, não tinha acesso a água potável. Por isso, nunca criou o hábito.
Leia também: Dormir com o cabelo molhado faz mal para a saúde?
Não tomar banho todos os dias faz mal?
No inverno, é comum que as pessoas tomem menos banhos. “Tanto a falta de banho quanto o excesso dele são maléficos para a pele. Uma higiene pobre pode causar a proliferação de micro-organismos que alteram o microbioma da pele. Por outro lado, uma limpeza demasiada pode eliminar os bichinhos que protegem a nossa cútis, propiciando o aparecimento de doenças e infecções”, explica a médica Fernanda Nichelle.
O problema é que não existe uma frequência ideal — tudo depende do clima da região, do mau cheiro, se você foi exposto a sujeiras… “Algumas pessoas, em função do trabalho ou da prática de esportes, necessitam de mais de um banho por dia. Já outras fazem apenas a higiene de algumas partes do corpo diariamente”, revela a especialista.
Ou seja: não há resposta correta para quantos banhos por dia devemos tomar. Mas há um jeito certo de limpar o corpo. De acordo com a profissional, a água precisa estar morna (ou fria) — nunca quente. “Para peles secas, os sabonetes precisam ser hidratantes. Os do tipo syndets são os mais indicados, já que contêm menos de 10% de sabonete em suas composições e um pH entre 5,5 e 7. Desse modo, eles provocam menos irritação na pele.”
Para reforçar a proteção cutânea, é necessário aplicar um creme hidratante nos primeiros 15 minutos após sair do banho. Assim, o produto consegue penetrar mais profundamente na pele.
Fonte: Fernanda Nichelle, médica, atua exclusivamente na área estética e está à frente da Clínica MAC – Medicine Aesthetic Clinic.