Mudroom: O que é e por que você deve ter um em casa
Com a pandemia, os olhares se voltaram para o lar e para a importância de trazer conforto e qualidade para cada cantinho de casa. E, pensando na higiene, ter uma área entre o exterior e interior é uma boa forma de garantir a saúde dos moradores, deixando de trazer não só sujeira, mas, também bactérias e vírus para as partes mais privativas, como a sala e os quartos. Nesse cenário desponta o mudroom.
O termo em inglês (lamaçal, em tradução literal) se refere ao cômodo que serve para impedir que toda a sujeira do lado de fora entre no lar. Assim, garantindo que as principais áreas da casa fiquem limpas e arrumadas. Além disso, o espaço garante armazenamento extra.
Muito além de um cantinho da decoração ou organização, o mudroom ajuda a evitar que o mundo exterior – e todos os seus elementos sujos – cheguem dentro de casa. É onde os membros da família tiram os casacos, calçados e outros itens, como mochilas escolares ou sacolas com compras.
Ou seja, pense neles como a “porta de entrada” para a área principal, servindo como uma primeira defesa contra a entrada de água e sujeira.
Mudroom: Como montar o seu
Não é preciso muito espaço para garantir esse cantinho na entrada de casa. Ele pode ser instalado em um corredor, por exemplo. O importante é aproveitá-lo da melhor forma possível, seja com armários, ganchos na parede, um banco de apoio, entre outros.
Adicionar uma caixa de armazenamento ou cesta para cada membro da família é uma maneira de se manter organizado.
Por fim, você não precisa deixar a ideia de lado caso não tenha uma área destinada a isso. O mudroom pode ser adaptado para uma sapateira com banco na entrada de casa e ganchos para ter onde pendurar os casacos e bolsas.
Leia também: Como organizar a geladeira? Ato evita desperdícios e pode até melhorar a alimentação