6 motivos para incluir o agachamento na rotina
O agachamento é um exercício que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, além de aumentar a aptidão física. Dessa forma, é a principal atividade física para o fortalecimento dos músculos do core, um complexo de 29 pares musculares que suportam e estabilizam o quadril, abdômen e as regiões lombar e pélvica, que têm como principal função manter a estabilidade do corpo e produzir a força necessária para que entre em movimento. Pode ser feito sem a necessidade de equipamentos especiais e modificado de acordo com as limitações físicas de cada pessoa. Além disso, pode ser realizado em praticamente qualquer lugar. Desse modo, veja motivos para incluir o agachamento na rotina.
Leia mais: Agachamento: benefícios, tipos e como fazer corretamente
Motivos para incluir o agachamento na rotina
De acordo com Bruno Grein, educador físico, além do fortalecimento muscular, o agachamento traz outros benefícios. “Esse exercício estimula alguns hormônios, fortalece o corpo todo e contribui para melhorar a postura, a flexibilidade e o equilíbrio”, comenta o profissional. Veja, agora, seis motivos para incluir o agachamento na rotina dos exercícios físicos.
Fortalecimento muscular
Esse exercício envolve vários grupos musculares, incluindo os quadríceps, glúteos, músculos da parte inferior das costas e músculos abdominais. “Ao realizar agachamentos regularmente, esses músculos serão fortalecidos, melhorando a força, resistência, bem como o equilíbrio geral do organismo”, aponta Bruno.
Melhora da postura
O professor salienta que, ao realizar agachamentos corretamente, a postura melhora automaticamente. “Isso porque o exercício ajuda a fortalecer os músculos das costas e a corrigir a postura, prevenindo dores nas costas e outros problemas lombares”, explica.
Motivos para incluir o agachamento na rotina: aumento da flexibilidade
A flexibilidade do corpo é mais um benefício desse exercício, especialmente nos músculos das coxas e panturrilhas. “Como resultado do agachamento, é possível melhorar a amplitude de movimentos e, consequentemente, diminuir o risco de lesões durante outras atividades físicas.”
Emagrecimento
O agachamento é um exercício que estimula e envolve grupos musculares do corpo inteiro, contribuindo com a queima de calorias e o aumento da taxa metabólica basal. “Isso pode ser especialmente benéfico para quem está tentando perder alguns quilos ou manter um peso saudável”, detalha o professor.
Melhora da saúde cardiovascular
Bruno explica ainda que o agachamento pode melhorar a saúde cardiovascular. “Alguns estudos mostram que essa atividade reduz a pressão arterial e ativa a circulação sanguínea,” descreve.
Motivos para incluir o agachamento na rotina: saúde mental
Por fim, esse exercício também pode melhorar a saúde mental, por conta da liberação de endorfina durante a prática. “A endorfina é um hormônio que pode ajudar a melhorar o humor e reduzir o estresse e ansiedade”, destaca o professor.
Apesar de todos os benefícios, o especialista ressalta a importância de realizar a atividade da forma correta, para que as melhorias sejam efetivas. “A maior precaução é utilizar a técnica da maneira certa e, principalmente, respeitar o limite do próprio corpo, ou seja, sem exagerar na amplitude e na sobrecarga sem antes procurar um profissional de educação física”, finaliza.
Leia também: Afundo: benefícios, como fazer e cuidados
Fonte: Bruno Grein, educador físico e professor da academia UPX Sports.