Mitos sobre o câncer que atrapalham o diagnóstico 

Saúde
11 de Abril, 2023
Mitos sobre o câncer que atrapalham o diagnóstico 

De acordo com dados divulgados pelo INCA – Instituto Nacional do Câncer, entre 2023 e 2025, são esperados mais de 704 mil novos casos de câncer no Brasil. Para evitar fazer parte das estatísticas, é necessário adotar um estilo de vida mais saudável, evitar o tabagismo e o consumo de álcool. Nesse sentido, os mitos sobre o câncer atrapalham o diagnóstico precoce.

Descobrir a doença no seu estágio inicial pode aumentar significativamente as chances de sucesso no tratamento e de cura. Portanto, quanto mais cedo o câncer for detectado, mais opções de tratamento estarão disponíveis e poderão ser mais eficazes. A seguir, confira os principais mitos sobre a doença.

Veja também: Câncer de pâncreas é o mais difícil de curar: Saiba como evitar o tumor

Mitos sobre o câncer que atrapalham o diagnóstico 

Utilizar o micro-ondas para cozinhar alimentos pode provocar câncer

Mito. O aparelho doméstico não oferece riscos de tornar o alimento radioativo e perigoso para a saúde. Contudo, é necessário que ele seja utilizado corretamente de acordo com as recomendações do fabricante. Além disso, a energia desse aparelho não é ionizante e portanto, eles não podem promover alterações nas células corporais que causam câncer.

A doença só se manifesta em pessoas idosas

Mito. O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos. Contudo, à medida que envelhecemos os riscos de desenvolver um tumor aumentam. Por isso, é importante adotar hábitos mais saudáveis o quanto antes e cultivá-los por toda a vida, além de realizar os exames de rotina. 

O câncer sempre é hereditário

Mito. O câncer não é sempre hereditário, salvo em alguns casos específicos como o retinoblastoma que atinge o olho das crianças. O que pode acontecer é uma pré-disposição genética para desenvolver alguns tipos de tumor, contudo, isso não significa que a pessoa irá desenvolver o tumor. Contudo, até mesmo nesses casos, os hábitos saudáveis possuem efeitos positivos na prevenção da doença. 

O câncer é contagioso

Mito. O câncer não é uma doença contagiosa como gripes e resfriados. Portanto, não é possível que uma pessoa transmita a doença para a outra. Contudo, vale reforçar que alguns tipos de vírus, como o papilomavírus humano, transmitido sexualmente, é um fator de risco para o desenvolvimento de tumores malignos. 

Outros mitos sobre o câncer

Adoçante pode causar câncer

Mito. De acordo com o Centro de Combate ao Câncer, essa afirmação foi veiculada por muito tempo apontando que a sacarina, um tipo de adoçante, continha substâncias cancerígenas. Contudo, a afirmação é falsa após a realização de estudos e a comprovação de que esse adoçante não propicia risco para desenvolvimento de tumores.

Pessoas negras não correm o risco de ter câncer de pele

Mito. Todas as pessoas podem desenvolver o tumor de pele, independente da raça ou idade. Contudo, pessoas com mais concentração de melanina na pele, como pessoas afrodescendentes, podem ter um risco menor de ter câncer de pele. Ainda sim, os cuidados com a pele são fundamentais para evitar os efeitos da exposição solar.

Mitos sobre o câncer: Filtros solares protegem contra todos os raios ultravioletas 

Mito. Não são todos os filtros solares que possuem proteção completa contra os raios UVB e UVA. Por isso, para utilizar um produto mais completo e eficiente na proteção solar, confira o rótulo e busque aqueles que contém a menção UVB e UVA, com FPS a partir de 30.

Desodorante antiperspirante causa câncer de mama 

O desodorante não é capaz de causar tumores nas mamas. Além disso, nas axilas não existem células mamárias. 

 

Fonte: Centro de Combate ao Câncer e OncoGuia. 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

edema articular
Saúde

Edema articular: o que é, causas e tratamentos

O edema, habitualmente, não é uma doença, mas uma das manifestações de uma outra doença