Mindful movement: Conheça o movimento consciente e seus benefícios
O mindful movement – ou movimento consciente – refere-se a colocar toda sua atenção nos movimentos do corpo e na respiração durante a realização de diferentes atividades.
Com essa tática, você pode perceber a posição da coluna quando estiver sentado ou o peso do seu corpo nos pés, por exemplo. Assim, ao chamar sua atenção para esses movimentos, você obtém um momento de relaxamento e quietude.
Dessa maneira, o mindful moviment pode ser utilizado seja para uma caminhada, treino na academia, alongamento, jardinagem ou apenas uma brincadeira no quintal. Quando atividades de movimento são realizadas conscientemente, a mente se concentra e se mantém presente. O que ajuda a tornar mais eficaz a maneira de aproveitar as atividades físicas.
Benefícios
Ao praticar essa mudança de estilo de vida, você obterá diversos benefícios para a saúde. Veja alguns deles:
Menos estresse e ansiedade
O estresse e ansiedade são dois grandes inimigos do bem-estar. Isso porque essas condições geralmente podem ter grande impacto físico sobre nós. Dito isso, o aumento do risco de problemas cardiovasculares e o ganho de peso também são consequências.
Segundo um estudo recente, praticar o mindful movement pode ser uma ótima opção. Os pesquisadores analisaram os níveis de atividade e estresse de 158 alunos como parte do estudo. Quando os alunos estavam mais atentos e ativos ao mesmo tempo, seus níveis de estresse e ansiedade caíam drasticamente.
Portanto, reduzir os níveis de estresse e ansiedade usando o movimento consciente. pode ser valioso para adquirir o relaxamento e bem-estar.
Leia também: Truques de mindfulness para diminuir a ansiedade
Melhor concentração
Outro grande benefício do mindful moviment é trabalhar a concentração. Ter foco nas atividades que realizamos diariamente é essencial. Além disso, com a prática, ao longo do tempo, você irá perceber seus sentimentos e estado físico. Dessa maneira, faça exercícios de movimento consciente para aprimorar sua habilidade de se concentrar.
Leia também: Maneiras de levar mindfulness ao trabalho sem precisar meditar