Meta SMART: defina seus objetivos de saúde de forma clara e realista

Bem-estar Saúde
15 de Janeiro, 2024
Meta SMART: defina seus objetivos de saúde de forma clara e realista

Já é mais do que sabido que incluir hábitos de vida saudáveis na rotina, como uma dieta baseada em vegetais, exercícios regulares e a diminuição no consumo de substâncias prejudiciais, pode reduzir (e muito!) o risco de doenças crônicas e até de morte precoce. Contudo, muitas pessoas ainda enfrentam um obstáculo básico na hora de fazer uma mudança: conseguir definir um plano claro e realista para atingir o objetivo. É aí que entra o papel da meta SMART utilizada na Vitat.

Trata-se de um protocolo validado pela ciência para facilitar a transformação comportamental. De acordo com o método, essa meta deve ter alguns pré-requisitos para realmente funcionar: ela precisa ser específica, mensurável, alcançável, relevante e temporizável.

A estratégia pode ser essencial para quem tem dificuldade de mudar hábitos. Você já começou algo novo, mas abandonou o plano no meio do caminho por algum motivo? Então, esse conteúdo é para você:

Desafio nas modificações do estilo de vida

A maioria de nós sabe que precisa alterar certas coisas na rotina em prol de uma vida mais saudável – seja em maior ou menor grau. Identificar os nossos comportamentos “problemáticos” geralmente não é muito complicado.

O verdadeiro obstáculo surge na hora de planejar e colocar tudo em prática. “Definir uma meta de saúde pode significar diversos desafios, e a maior dificuldade varia de pessoa para pessoa. No entanto, algumas questões são mais comuns”, explica a nutricionista Carolina Pimentel, head de saúde da Vitat. A especialista elenca as principais:

  • Falta de especificidade: “metas vagas, como ‘ficar mais saudável’ ou ‘perder peso’, podem ser difíceis de alcançar porque não são específicas o suficiente”, explica Carol;
  • Sem realismo: “estabelecer metas irrealistas pode levar à frustração e desmotivação”;
  • Definição muito ampla: “metas muito abrangentes podem parecer esmagadoras e difíceis de dividir em passos realizáveis”;
  • Falta de planejamento: “não desenvolver um plano de ação concreto pode ser uma barreira. Um plano bem elaborado inclui passos específicos, prazos, estratégias para lidar com obstáculos e avaliação periódica do progresso”;
  • Intercorrências: “mudanças na vida, como eventos inesperados ou condições de saúde, podem interferir nas metas estabelecidas”;
  • Falta de acompanhamento e avaliação: “não monitorar o progresso regularmente pode resultar em falta de direção e motivação. A avaliação contínua permite ajustes conforme necessário e ajuda a manter o foco na meta final.”

Como superar tudo isso? Apostando em uma meta SMART

A meta SMART exige um processo reflexivo. Isso porque você precisará pensar em diferentes estratégias levando em conta suas individualidades para conseguir manter o comprometimento ao longo do tempo. “Além disso, buscar orientação profissional pode ser valioso no estabelecimento e no alcance de metas de saúde”, aconselha a nutricionista.

SMART, em inglês, quer dizer inteligente. E cada letra da sigla tem seu significado – que diz respeito a uma característica desejável da meta.

S (specific): específico

O seu objetivo deve ser detalhado e específico, sem generalizações. Assim, você consegue entender claramente o que precisa ser alcançado.

Por exemplo: em vez de definir que quer comer melhor em 2024, que tal ser mais assertivo? Comer pelo menos uma porção de frutas, legumes ou verduras em cada refeição pode ser mais razoável.

M (measurable): mensurável

Você precisa conseguir quantificar a sua meta. Desse modo, é possível medir o progresso ao longo do tempo e ter uma base tangível para avaliar o seu sucesso.

Por exemplo: aumentar, toda semana, a velocidade que você corre na esteira em 2% até chegar no seu ideal. Isso traz a noção de progressão.

A (achievable): atingível

Se você não pratica nenhum tipo de atividade física, não adianta querer correr uma maratona até o fim do ano, não é mesmo? Além de ser perigoso, isso pode levar à desmotivação.

Ou seja, metas devem ser desafiadoras, mas ainda realistas.

R (relevant): relevante

Tudo deve estar alinhado aos seus propósitos de vida, às suas preferências e possíveis condições existentes. Portanto, tenha em mente o que você realmente está disposto a abrir mão, e o que faz sentido dentro da sua realidade.

T (time-bound): temporal

Por fim, as suas metas devem ter prazos bem determinados. Assim, cria-se um senso de urgência e você evita deixar para depois.

Meta SMART na Vitat

Carol Pimentel explica que a meta SMART é o fio que conduz a navegação do cuidado dentro de Vitat. “Ao aplicar o protocolo na definição de metas de saúde, o usuário beneficia-se de diversas maneiras”, diz.

Por lá, o assinante do clube de bem-estar Vitat Cuida é orientado pelo profissional de saúde sobre quais seriam as melhores metas para ele. Para isso, o especialista leva em conta o Score de Saúde do usuário, suas preferências e individualidades e dados coletados pelo teste de bioimpedância feito anteriormente.

“No contexto da saúde, o uso do protocolo SMART pode contribuir significativamente para o sucesso de mudanças no estilo de vida, tratamentos e outras intervenções, tornando o processo mais direcionado, gerenciável e orientado para resultados mensuráveis”, conta a nutricionista.

Que tal mudar de vida por meio de um cuidado personalizado? Confira o clube de bem-estar Vitat Cuida!

Fonte: Carolina Pimentel, Head de Saúde da Vitat.

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