Messi vomitava em campo: como o craque tratou o problema?

Saúde
19 de Dezembro, 2022
Messi vomitava em campo: como o craque tratou o problema?

A Argentina se tornou tricampeã mundial de futebol, ao conquistar o primeiro lugar na Copa do Mundo do Catar, vencendo a França. No entanto, o grande craque da partida poderia ter desfalcado a equipe. Isso porque, durante um certo tempo, era comum ver que Lionel Messi vomitava em campo. Em algumas partidas, inclusive, o jogador chegou a ficar de fora justamente por esse motivo. Mas por que isso acontece e como o campeão mundial resolveu esse problema? Entenda.

Leia mais: Síndrome de Vômitos Cíclicos: causas, complicações e tratamentos

Por que Messi vomitava em campo?

Os ataques de vômito de Lionel Messi eram preocupantes e aconteciam em qualquer lugar, seja no vestiário ou em campo. A primeira vez foi em 2011, no clássico entre Barcelona e Real Madrid.

Depois, o argentino passou mal durante a final da Copa do Mundo de 2014, realizada contra a Alemanha. No primeiro tempo, ele parou no meio da partida, colocou as mãos no joelho e vomitou. De acordo com o site do jornal britânico The Guardian, o então técnico da Argentina, Alejandro Sabella, justificou que o problema de vomitar em campo ocorria devido à ansiedade do jogador.

“Nervos. Acho que nesses momentos a ansiedade é maior do que tudo. É difícil manter a calma.” Messi também vomitou em março daquele anom após menos de 10 minutos de um jogo da Argentina contra a Romênia. Na época, a equipe médica da Argentina e do Barcelona encontrou a causa dos episódios de mal-estar: Messi relatou que aquilo era também algo que ocorria durante treinos e até quando ele estava em casa.

“Não sei o que é. Mas eu já fiz milhares de exames”, ele relatou à televisão argentina TyC Sports no início de 2014. “Eu começo a me sentir enjoado até o ponto de quase vomitar e depois a sensação vai embora”.

Sinusite e enjoo

Por fim, o diagnóstico de Messi foi revelado no programa de TV espanhol La Goleada como sendo apenas um quadro de sinusite crônica. De acordo com o veículo, a produção de muco do jogador faz com que ele comece a se liquefazer de tal forma que o argentino começa a cuspir e assoar o nariz. Após cerca de 10 minutos, o corpo não consegue limpar mais tanto muco até que chega a ânsia de vômito.

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a sinusite “é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos”.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show