Messi vomitava em campo: como o craque tratou o problema?
A Argentina se tornou tricampeã mundial de futebol, ao conquistar o primeiro lugar na Copa do Mundo do Catar, vencendo a França. No entanto, o grande craque da partida poderia ter desfalcado a equipe. Isso porque, durante um certo tempo, era comum ver que Lionel Messi vomitava em campo. Em algumas partidas, inclusive, o jogador chegou a ficar de fora justamente por esse motivo. Mas por que isso acontece e como o campeão mundial resolveu esse problema? Entenda.
Leia mais: Síndrome de Vômitos Cíclicos: causas, complicações e tratamentos
Por que Messi vomitava em campo?
Os ataques de vômito de Lionel Messi eram preocupantes e aconteciam em qualquer lugar, seja no vestiário ou em campo. A primeira vez foi em 2011, no clássico entre Barcelona e Real Madrid.
Depois, o argentino passou mal durante a final da Copa do Mundo de 2014, realizada contra a Alemanha. No primeiro tempo, ele parou no meio da partida, colocou as mãos no joelho e vomitou. De acordo com o site do jornal britânico The Guardian, o então técnico da Argentina, Alejandro Sabella, justificou que o problema de vomitar em campo ocorria devido à ansiedade do jogador.
“Nervos. Acho que nesses momentos a ansiedade é maior do que tudo. É difícil manter a calma.” Messi também vomitou em março daquele anom após menos de 10 minutos de um jogo da Argentina contra a Romênia. Na época, a equipe médica da Argentina e do Barcelona encontrou a causa dos episódios de mal-estar: Messi relatou que aquilo era também algo que ocorria durante treinos e até quando ele estava em casa.
“Não sei o que é. Mas eu já fiz milhares de exames”, ele relatou à televisão argentina TyC Sports no início de 2014. “Eu começo a me sentir enjoado até o ponto de quase vomitar e depois a sensação vai embora”.
Sinusite e enjoo
Por fim, o diagnóstico de Messi foi revelado no programa de TV espanhol La Goleada como sendo apenas um quadro de sinusite crônica. De acordo com o veículo, a produção de muco do jogador faz com que ele comece a se liquefazer de tal forma que o argentino começa a cuspir e assoar o nariz. Após cerca de 10 minutos, o corpo não consegue limpar mais tanto muco até que chega a ânsia de vômito.
De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a sinusite “é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos”.