Menino faz CrossFit e levanta 92 kg de peso aos 12 anos; há riscos?
Com apenas 12 anos, Cauzinho impressiona por ter físico de atleta e pela força. Diferentemente de muitos garotos de sua idade, ele passa seu tempo se dedicando aos treinos de CrossFit, modalidade apresentada por seu pai em 2021. Desde então, o menino faz aulas frequentes de CrossFit, e levanta pesos que muitos adultos sequer sonham em dar conta. Por exemplo, no deadlift, ou agachamento terra, Cauzinho faz o movimento com 92 kg.
Ao UOL, o pai do garoto detalhou a rotina: ele acorda às 5h30 da manhã, corre 5 km, faz abdominais, vai para a escola e depois vai ao box (academia da modalidade) para fazer o segundo treino. Mas, ressalta que o CrossFit não atrapalha em nada a infância do menino, que faz atividades e brincadeiras como qualquer outra criança.
Veja também: Como transformar o corpo treinando em casa
Criança pode fazer CrossFit e pegar peso como Cauzinho?
Ver essa foto no Instagram
A resposta é sim. Embora o CrossFit tenha a fama de ser uma atividade intensa, a modalidade é democrática e respeita os limites de cada um. Então, crianças e adolescentes podem experimentar e treinar, desde que com o devido acompanhamento. No caso de Cauzinho, por exemplo, ele começou os treinos com baixas cargas e aumentou o peso de maneira gradual.
Portanto, não há problemas em restringir a atividade física para crianças. Pelo contrário: o exercício é algo fundamental, pois desde cedo conscientiza sobre a importância de cuidar da saúde. Além disso, é uma maneira de equilibrar a rotina de crianças e adolescentes, que tendem a ficar mais expostos a telas de smartphones, computadores e televisão.
Outro benefício é que o esporte pode ampliar a visão de futuro da criança. Desde que Cauzinho ingressou no CrossFit, se encantou pelo esporte e treina como um pequeno profissional, pois sonha em se tornar um.
Inclusive, já conta com alguns patrocínios e apoios, além de compartilhar seus treinos no Instagram, onde reúne 264 mil seguidores. Por fim, o exercício ajuda a forjar virtudes como disciplina, foco e dedicação, que não se limitam ao esporte, mas são essenciais para a vida.
Porém, vale dizer que o equilíbrio precisa ser presente na vida da criança. Ou seja, é preciso ter tempo para brincar, descansar, estudar e se exercitar. Dessa forma, evita-se a pressão ou responsabilidade desnecessária sobre a criançada.
Como incentivar as crianças a se exercitarem
O dito popular “o exemplo começa dentro de casa” se encaixa nesse contexto. Crianças e adolescentes costumam se espelhar nos hábitos dos pais e familiares próximos. Então, se você quer incentivar as crianças, é desejável seguir ou, pelo menos, ter consciência da importância da atividade física.
Estimular os pequenos a brincar desde cedo ajuda a incorporar o esporte no estilo de vida. Se possível, colocar a criança em contato com uma atividade específica pode despertar o interesse em seguir nela ou optar por outras modalidades.
O mais importante é participar e encorajar, assim como o exemplo de Cauzinho, que teve o pai como inspiração para treinar e se apaixonar pelo CrossFit.