7 produtos que ajudam a mulher na gravidez e no puerpério
Teste de gravidez confirmado? Então agora é o momento de iniciar os preparativos para receber um novo integrante na família. Nessa fase, muitas mães se preocupam em montar o enxoval, reformar o quartinho do bebê e até mesmo a saída da maternidade.
Contudo, as preocupações também devem ser estendidas à própria mãe. Essa é uma oportunidade para se olhar com mais carinho e entender a necessidade de adotar hábitos de vida mais saudáveis por si e também pelo bebê em desenvolvimento. Então, se você deseja ser uma grávida mais saudável, confira quais produtos podem te ajudar nessa missão com a curadoria da Vitat!
Veja também: Por quanto tempo devo tomar ácido fólico na gravidez?
Melhores produtos para grávidas
1. Creme para prevenir estrias
A hidratação é peça chave para promover a saúde da pele. Na gravidez, especialmente a pele da barriga é submetida a um estiramento que pode causar coceira e até mesmo estrias. Por isso, adote uma rotina de autocuidado incluindo cremes hidratantes e o uso de óleos corporais para manter a pele firme e saudável. Além disso, essa é uma excelente oportunidade de começar a se conectar com o seu pequeno através do toque.
Veja também: Por que conversar com o bebê na barriga? Veja os benefícios dessa relação
2. Bola de pilates
O pilates para gestantes é uma excelente maneira de fortalecer e tonificar os músculos, pois prepara o corpo da mulher para a chegada do bebê. Desse modo, com a musculatura mais firme, a futura mamãe tende a sentir menos dores nas costas, se movimenta com facilidade e garante mais disposição para realizar as atividades do dia a dia.
3. Protetor solar
Usar o protetor solar é essencial, pois ameniza problemas de pele relacionados à gravidez, como o melasma, condição hormonal durante a gestação que causa manchas escuras na pele. O ideal para as grávidas são as loções de amplo espectro, que atuam contra os raios UVA e UVB. Também precisam ter fator de proteção solar (FPS) entre 30 e 50.
4. Produtos para grávidas: Tapete de Yoga
A Yoga traz diversos benefícios para o corpo e mente. Para as gestantes não é diferente. Durante a gravidez é fundamental praticar atividades físicas, pois o corpo passa por diversas mudanças físicas e psicológicas.
Por isso, yoga é uma ótima opção, pois promove o alongamento, a respiração e não possui impacto nas articulações. Além disso, os exercícios, que podem ser feitos em casa, são focados na respiração, o que promove a sensação de bem-estar e ajuda as futuras mamães a se manterem mais calmas.
5. Almofada para amamentação
O aleitamento materno é uma fase importantíssima para qualquer mãe – e bebê, claro! No entanto, é um período que exige adaptações e cuidados especiais. Para isso, existem acessórios, como a almofada de amamentação, pensada para facilitar esse processo. A diferença da almofada de amamentação para o formato convencional é que ela possui um design incomum – muitas vezes em formato de U -, já que é “encaixada” no corpo da mãe para facilitar a mamada.
6. Produtos para grávidas: Bomba de tirar leite
A bomba de amamentar oferece benefícios tanto para as mães, quanto para os bebês, a começar pela praticidade. Especialmente quando a licença maternidade termina e a mãe precisa passar mais tempo longe do bebê, o item é fundamental para assegurar a alimentação do bebê, evitando que os pais ou outras pessoas introduzam alimentos com baixo valor nutritivo em sua dieta no lugar do leite materno.
7. Taping
Uma das queixas muito comuns em mulheres que acabaram de dar à luz, é o inchaço e diástase abdominal. Felizmente, uma técnica já utilizada em procedimentos pós cirúrgicos também pode ajudar puérperas na recuperação após o nascimento do bebê — o taping. A técnica consiste no uso de uma bandagem elástica que deve ser aplicada na região abdominal para oferecer uma contenção.
Graças a sua fixação, o taping preserva a mobilidade, proporciona mais conforto para a puérpera e reduz o risco de complicações no pós parto. Além disso, a técnica também reduz as dores abdominais e diminui o inchaço.