Qual o melhor horário para treinar? Estudo parece ter descoberto

3 de junho, 2022

Tem gente que prefere acordar bem cedinho e já partir para a academia. Outras pessoas, no entanto, são adeptas dos exercícios físicos após o expediente… Mas você sabia que o melhor horário para treinar pode variar de acordo com o seu sexo biológico e o seu objetivo? Foi o que apontou um estudo realizado por pesquisadores do Skidmore College, de Nova York.

De acordo com a pesquisa, as mulheres têm mais facilidade para emagrecer e queimar gordura abdominal com atividades matinais. Já os homens perdem mais gordura à noite. Por outro lado, quando o assunto é aumento de força muscular (principalmente na parte superior do corpo), elas podem obter mais benefícios com os treinos noturnos.

Melhor horário para treinar: como funcionou o estudo?

A análise contou com 56 participantes — 30 homens e 26 mulheres ativos, saudáveis, com pesos considerados “ideais” e entre 25 e 55 anos.

Durante 12 semanas, todos seguiram um programa de treinamento que envolvia corrida, alongamento e sessões de resistência em horários diferentes (isto é, antes das 8h30 ou entre 18h e 20h). Além disso, eles também realizaram algumas mudanças alimentares sugeridas pelos cientistas.

No período, foram feitos também exames para medir a pressão arterial, a gordura corporal, a força e a flexibilidade dos voluntários.

Como resultado, percebeu-se vantagens na prática de atividades físicas, independentemente do horário. No entanto, os treinos noturnos mostraram-se mais interessantes nos seguintes casos:

  • Mulheres que querem ganhar força muscular, principalmente na parte superior do corpo;
  • Melhorar o humor e o bem-estar de homens e mulheres;
  • Homens que querem potencializar a queima de gordura e aprimorar a saúde do coração.

Já os treinos matutinos ofereceram mais vantagens àquelas que gostariam de otimizar a perda de gordura na região abdominal.

Os pesquisadores não explicaram o que torna a resposta aos exercícios tão diferente entre homens e mulheres. Mas eles acreditam que ela esteja relacionada a diferenças nos hormônios, ao relógio biológico e ao ciclo do sono.

Referência: Morning Exercise Reduces Abdominal Fat and Blood Pressure in Women; Evening Exercise Increases Muscular Performance in Women and Lowers Blood Pressure in Men.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.