Qual o melhor horário para treinar? Estudo parece ter descoberto

Bem-estar Movimento
03 de Junho, 2022
Qual o melhor horário para treinar? Estudo parece ter descoberto

Tem gente que prefere acordar bem cedinho e já partir para a academia. Outras pessoas, no entanto, são adeptas dos exercícios físicos após o expediente… Mas você sabia que o melhor horário para treinar pode variar de acordo com o seu sexo biológico e o seu objetivo? Foi o que apontou um estudo realizado por pesquisadores do Skidmore College, de Nova York.

De acordo com a pesquisa, as mulheres têm mais facilidade para emagrecer e queimar gordura abdominal com atividades matinais. Já os homens perdem mais gordura à noite. Por outro lado, quando o assunto é aumento de força muscular (principalmente na parte superior do corpo), elas podem obter mais benefícios com os treinos noturnos.

Melhor horário para treinar: como funcionou o estudo?

A análise contou com 56 participantes — 30 homens e 26 mulheres ativos, saudáveis, com pesos considerados “ideais” e entre 25 e 55 anos.

Durante 12 semanas, todos seguiram um programa de treinamento que envolvia corrida, alongamento e sessões de resistência em horários diferentes (isto é, antes das 8h30 ou entre 18h e 20h). Além disso, eles também realizaram algumas mudanças alimentares sugeridas pelos cientistas.

No período, foram feitos também exames para medir a pressão arterial, a gordura corporal, a força e a flexibilidade dos voluntários.

Como resultado, percebeu-se vantagens na prática de atividades físicas, independentemente do horário. No entanto, os treinos noturnos mostraram-se mais interessantes nos seguintes casos:

  • Mulheres que querem ganhar força muscular, principalmente na parte superior do corpo;
  • Melhorar o humor e o bem-estar de homens e mulheres;
  • Homens que querem potencializar a queima de gordura e aprimorar a saúde do coração.

Já os treinos matutinos ofereceram mais vantagens àquelas que gostariam de otimizar a perda de gordura na região abdominal.

Os pesquisadores não explicaram o que torna a resposta aos exercícios tão diferente entre homens e mulheres. Mas eles acreditam que ela esteja relacionada a diferenças nos hormônios, ao relógio biológico e ao ciclo do sono.

Referência: Morning Exercise Reduces Abdominal Fat and Blood Pressure in Women; Evening Exercise Increases Muscular Performance in Women and Lowers Blood Pressure in Men.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais