Melhor horário para dormir é entre 22h e 23h, diz pesquisa

Bem-estar Sono
15 de Junho, 2022
Melhor horário para dormir é entre 22h e 23h, diz pesquisa

Será que existe um horário para dormir que seja melhor para a nossa saúde? Uma pesquisa realizada no Reino Unido sugere que sim: ir para a cama entre 22h e 23h parece proteger a saúde do coração e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Embora os pesquisadores afirmem que o estudo não apresenta uma relação de causa e efeito, eles atribuem os resultados ao ciclo circadiano (o nosso relógio biológico, mecanismo pelo qual o corpo regula o dia e a noite) e ressaltam que o tempo de sono é um potencial fator de risco cardíaco, independente de outros fatores.

Para chegar a essa conclusão os pesquisadores acompanharam cerca de 88 mil voluntários, com idade média de 61 anos, por quase seis anos. As informações sobre o timing do sono foram coletadas por meio de um aparelho de pulso durante sete dias. Além disso, eles responderam questionários sobre estilo de vida, saúde e condições demográficas. No período, os pesquisadores analisaram os dados de diagnóstico de doenças cardiovasculares: infarto, AVC, insuficiência cardíaca, entre outros. Os resultados saíram no European Heart Journal Digital.

Durante o seguimento, 3,6% dos participantes desenvolveram alguma doença cardiovascular. Os pesquisadores ajustaram dados como idade, sexo, duração do sono, irregularidade do sono (horários variados para dormir e acordar). Além disso, levaram em conta se a pessoa era diurna ou noturna (com base no autorrelato), tabagismo, índice de massa corporal, diabetes, pressão arterial e níveis de colesterol.

Melhor horário para dormir: Resultados

Os resultados mostraram que o risco de problemas cardiovasculares foi 25% maior entre aqueles que foram dormir meia noite ou mais e 24% maior naqueles que foram dormir antes das 22h, em comparação com os que foram para a cama entre 22h e 22h59 – que apresentaram risco de 12%. Embora vários estudos investiguem a duração do sono e as doenças cardiovasculares, a relação entre o timing do sono (horário em que ele ocorre) ainda é pouco explorada. No caso desse estudo, ele avaliou o início do sono e a hora de acordar objetivamente, em vez dessa informação ser autorrelatada.

“Já é bem estabelecido que a privação do sono aumenta o risco de doenças cardiovasculares, metabólicas e de saúde mental. Mas o que esse trabalho traz de novo é que ele acompanhou a população na vida real analisando o padrão de sono e vigília. Depois, comparou com uma marcação objetiva, que é timing do sono, o horário que ele acontece”, afirmou Leonardo Goulart, neurologista especialista em medicina do sono do Hospital Israelita Albert Einstein.

Leia também: Dicas para dormir melhor em noites frias

Ciclo circadiano e relógio biológico

Segundo Goulart, é difícil falar em hora ideal para dormir porque as pessoas variam no funcionamento do ciclo circadiano, do relógio biológico. Funciona assim: para algumas pessoas, o cérebro vai mandar o horário do sono mais tarde e a vigília mais tarde – esses são os vespertinos. Para outras, o relógio biológico vai preparar o corpo para o sono e para a vigília mais cedo – esses são os matutinos. Os intermediários são aqueles cujo timing do sono (a hora que o sono ocorre) está entre o matutino e vespertino. “Mas há um grupo de pessoas que são matutinas, mas por causa dos seus hábitos [rotinas e escolhas profissionais e pessoais], vai dormindo cada vez mais tarde e acabam ficando privados do sono, pois não conseguem dormir até mais tarde”, diz.

Essas pessoas que vão atrasando a chegada do sono e se tornando cada vez mais vespertinos, podem desenvolver problemas de saúde mental e cardiovasculares. “O timing do sono varia de acordo com a manifestação genética de cada pessoa. Se a pessoa planejar seu estilo de vida de acordo com o seu perfil [vespertino ou matutino] naturalmente, está tudo bem. O problema ocorre quando o desalinhamento entre o horário biológico e o desejado para cumprir funções sociais/ocupacionais gera uma privação do sono de longo prazo”, afirmou Goulart, que ressaltou que a recomendação é a pessoa ter sempre uma vida equilibrada e respeitar a sua biologia naturalmente e a quantidade de sono que o corpo está pedindo.

“O sono é insubstituível. Não dá para repor sono com remédio, com alimentação saudável ou dormindo o dia inteiro no final de semana. O dano celular causado pela privação do sono, que causa o aumento da atividade inflamatória, por exemplo, já foi. O importante é respeitar o horário de dormir de cada um”, finalizou.

Fonte: Agência Einstein

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais