Como medir a glicemia com glicosímetro

Saúde
12 de Julho, 2023
Como medir a glicemia com glicosímetro

Medir a glicemia com um glicosímetro é um procedimento simples e importante para quem tem diabetes. Ele permite que você saiba se o seu nível de açúcar no sangue está dentro da faixa adequada e se o seu tratamento está funcionando, se algum alimento ingerido está impactando nos níveis de glicose e para avaliar a atividade física.

Para medir sua glicemia com um glicosímetro, você precisará seguir as seguintes etapas:

Prepare o glicosímetro e certifique-se de ter um glicosímetro adequado e em boas condições. Verifique se a bateria está carregada e se as tiras de teste estão dentro do prazo de validade. Algumas tiras têm a validade diminuída em relação a data impressa na caixa e/ou frasco, após a abertura, dependendo do fabricante. Certifique-se de ler a bula das tiras e o manual de instrução do glicosímetro.

Passo a passo

Lave bem as mãos com água e sabão ou use algodão embebido em álcool 70. As mãos devem estar bem secas e sem sujeiras ou resíduos de alimentos, pois resto de água ou álcool e resíduos de alimentos e sujeiras, podem interferir no resultado do teste, subestimando ou superestimando os resultados.

Insira uma tira de teste no aparelho de glicemia, seguindo as instruções do fabricante. O glicosímetro deverá ligar automaticamente. A tira de teste é uma fita plástica que contém uma área específica para a coleta da amostra de sangue.

Use o lancetador do aparelho com a lanceta para furar a lateral da ponta de um dos seus dedos. Escolha um dedo que não esteja machucado ou inflamado. Você pode alternar os dedos a cada teste para evitar dor ou calosidade.

Aperte o dedo levemente para sair uma gota de sangue e encoste-a na área da tira de teste. Você deve preencher completamente o espaço indicado para colocação da amostra de sangue na tira. Se a gota for muito pequena, algumas marcas permitem colocar uma segunda gota, certifique-se lendo a bula das tiras e o manual de instrução do glicosímetro.

Por fim, espere alguns segundos até que o aparelho mostre o valor da sua glicemia no visor. Anote o resultado em um caderno ou aplicativo e descarte a fita e a agulha em um recipiente adequado.

O seu médico vai te orientar sobre quantas vezes e em quais horários você deve medir a sua glicemia. Geralmente, é aconselhável fazer o teste antes e depois das refeições, antes de dormir e ao acordar. O seu objetivo é manter a sua glicemia entre 70 e 180 mg/dL pelo menos 70% do seu dia, assim você minimiza o surgimento de complicações ao longo do tempo de diagnóstico.

Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade para usar o glicosímetro, não hesite em procurar o farmacêutico. Ele pode te ajudar a fazer o teste da forma correta e a entender o que os resultados significam para a sua saúde.

Leia também:

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas