Como usar medicina ayurveda para lidar com o estresse

Bem-estar Equilíbrio
20 de Abril, 2020
Como usar medicina ayurveda para lidar com o estresse

Para conter a propagação do novo coronavírus (COVID-19) as pessoas estão unindo forças mundialmente e adotando medidas de isolamento social. No entanto, a situação pode ser muito estressante. Existem diversas formas de lidar com o cenários, entre elas está a medicina ayurveda.

Ayurveda é uma palavra em sânscrito que significa “ciência da vida”. É também o nome do mais antigo sistema medicinal que se conhece.  Assim, a medicina ayurveda consiste em uma prática que se originou na índia há mais de 5 mil anos atrás. Engloba uma série de medidas para ter uma boa saúde, como massagens, meditação, ioga, uso de ervas e dieta balanceada. É um método focado no fortalecimento do sistema imunológico, no equilíbrio do organismo e na prevenção de doenças. 

Além disso, saber como o seu dosha, ou tipo de energia ayurvédica, lida melhor com o isolamento social, pode ajudá-lo a fazer o melhor da situação e use dicas de estresse ayurvédico para sua vantagem.

Leia também: Dieta Ayurveda: Descubra seu dosha e os alimentos indicados

Assim, cada pessoa personifica de maneira mais dominante as características de um dos três doshas: vata, pitta e kapha. Pense no seu dosha dominante como o seu tipo de personalidade que determina o que é melhor para o seu corpo e mente, a partir do que você come e o modo como dorme. Dito isso, veja algumas dicas que podem ajudar nesse período de alto estresse. 

Combatendo o estresse em tempos de quarentena com ayurveda

Vata

Se você for um vata, pode estar sentindo muito medo, ansiedade e preocupação neste momento. Sua mente está pensando constantemente, então pode ser desafiador se concentrar.

Como lidar:  A maneira mais útil de combater essa ansiedade é estabelecendo uma rotina. Portanto, defina um cronograma de sono, trabalho e um horário de refeições regular. É importante incorporar uma prática regular de yoga, especialmente uma versão mais suave. Permanecer conectado a amigos e família também é essencial para evitar a solidão e isolamento. Você também pode optar por passatempos criativos, como colorir, desenhar ou tricotar para manter a mente ocupada.

Kapha

Indivíduos com esse tipo de de dosha podem estar se sentindo especialmente triste. Isso porque os kaphas precisam de estímulo e sem qualquer tipo de movimentação, eles correm o risco de ficarem deprimido.

Como lidar: O movimento é uma obrigação para um kapha. Ou seja, deve ser feito movimentos rigorosos. Fique ao ar livre o máximo possível e tente receber a luz do sol. Também pode ajudar a acordar cedo, obter o máximo de luz possível e evitar cochilos. Busque um entretenimento que mantenha sua mente envolvida, como jogos de tabuleiro.

Pitta

Um pitta é mais provável que sinta raiva pelo isolamento social. É comum se sentir realmente frustrado e com dificuldade para lidar com essa falta de controle.

Como lidar:  A chave para lidar com essa resposta dosha é permanecer ocupado. Mantenha o corpo em movimento e faça exercícios de nível médico, como yoga ou algo que não exija muita força. É um momento para aprender algo novo. Portanto, encontre algo para manter sua mente em uso, como algum curso que você deseja fazer.

Leia também: Dieta Ayurveda: Descubra seu dosha e os alimentos indicados

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!