Massagem ajuda a emagrecer? Especialista esclarece eficácia
Com o verão batendo à porta, o objetivo de perder peso torna-se comum. Para conquistar o sonhado corpo, muita gente adere a dietas restritivas e tratamentos estéticos para potencializar o shape. Dentre os diversos recursos existentes, há quem tenha a massagem como aliada nessa missão. Mas, será que a massagem realmente ajuda a emagrecer?
Para esclarecer a dúvida, a massagista Patrícia Oliveira da Singu, é categórica: a prática não é capaz de fazer milagre sozinha. “A massagem ajuda a emagrecer somente se estiver associada a bons hábitos alimentares e exercícios físicos”, ressalta.
Portanto, antes de recorrer a intervenções desse tipo, reveja a rotina para conseguir perder peso. No entanto, quem sofre com retenção de líquidos pode e deve aproveitar a massagem. Diversas técnicas melhoram o inchaço, sobretudo em dias mais quentes ou no período pré-menstrual.
De acordo com Patrícia, a frequência das sessões varia conforme o objetivo desejado. O indicado, segundo a expert, é realizar uma sessão por semana, pelo menos. Contudo, gestantes e pacientes que estão no pós-operatório só devem procurar os serviços sob supervisão ou recomendação médica.
Veja também: Afinal, quais são as cirurgias plásticas cobertas pelo SUS?
Benefícios da massagem e principais tipos
A massagem não ajuda a emagrecer sem outros esforços, mas oferece diversos benefícios, que variam dependendo da técnica.
Massagem modeladora: é excelente para tratar regiões específicas do corpo que já possuem a tendência natural ao acúmulo de gorduras. Por exemplo, abdômen, coxas, quadril, glúteos, flancos e braços. As manobras específicas da modeladora são realizadas com a ajuda de cremes dermocosméticos. Tais produtos possuem ativos que aceleram o metabolismo da região tratada. Dessa forma, ao associar a massagem modeladora com uma rotina saudável, é possível reduzir o aspecto da celulite, de medidas e do contorno corporal.
Drenagem linfática manual: auxilia o sistema linfático na filtragem e eliminação dos excessos de líquidos e toxinas que o organismo despreza. Como estes são dois campos conectados, é necessário fazer manobras suaves e lentas para conduzir o líquido até os gânglios. Homens e mulheres podem receber a massagem, que ajuda a emagrecer e a manter o peso. Além disso, ameniza o inchaço pós-cirúrgico e em gestantes. Todavia, o tratamento é contraindicado a pessoas que possuem doenças cardíacas e renais ou apresentam febre e infecções.