Mascar chiclete pode aumentar a sensibilidade dental?
Mascar chiclete é um hábito que faz parte do dia a dia de muitas pessoas, mesmo sendo considerada uma prática nociva à saúde bucal.
De acordo com a cirurgiã-dentista Talita Dantas, as gomas de mascar costumam ter açúcar em sua composição — ingrediente que é um dos principais causadores da cárie.
Sendo assim, a profissional apontou os principais danos sofridos pelos dentes e o que fazer para minimizá-los.
Leia também: Engolir chiclete faz mal? Saiba se o alimento continua no organismo
Talita afirma que o açúcar é um grande fator para o surgimento da cárie, condição que pode causar certa sensibilidade nos dentes. “A cárie é uma doença que acontece por diversas razões, mas a presença do açúcar é importante para que ela se desenvolva”, ressalta.
O que acontece é que quando mascamos chicletes açucarados com muita frequência e não realizamos a correta higiene bucal, estamos alimentando as bactérias da boca. Elas irão se alimentar do açúcar presente no chiclete, produzindo ácidos que podem dissolver lentamente o esmalte dos dentes e causar a cárie dentária — e, consequentemente, a sensibilidade.
Contudo, o chiclete (sem açúcar) pode ter as suas vantagens. Isso porque também é considerado um estimulador da produção de saliva, que age na digestão de alimentos e na proteção dos dentes e da boca contra doenças.
“Se o chiclete tiver a presença de açúcar, pode sim estimular a sensibilidade associada à cárie dental. Por outro lado, o estímulo da salivação tem o efeito de tamponamento da cavidade bucal, protegendo os dentes”, explica a dentista.
Leia também: Dor de dente: conheça as causas, tratamentos e como evitar
Dá para mascar chiclete sem prejudicar os dentes?
De acordo com Talita, mascar chiclete é seguro se for feito com cautela. Sendo assim, a profissional indica alguns cuidados.
“Ao consumir a goma, o ideal é fazer a higienização completa, já que a presença do açúcar vai estimular a sensibilidade e o processo carioso”, ela alerta.
Leia também: Cárie é transmissível? Cirurgião-dentista explica
“Outro problema é o consumo exagerado, porque mascar muito chiclete pode levar à estimulação excessiva de musculatura, que por sua vez leva a problemas como tensão na região do maxilar e hipertrofia, por exemplo”.
A dica, então, é controlar o consumo e, principalmente, entender que a goma de mascar não substitui o uso da escova e do creme dental.
“Existem chicletes sem açúcar e é claro que é mais indicado optar por esses. Mas, mesmo sem açúcar, precisamos fazer a higienização dos dentes com o fio dental e com a escovação”, finaliza a profissional.
Fonte: Dra. Talita Dantas, cirurgiã dentista e doutora em Reabilitação Oral.