Maquiagem para criança: dermatologista não recomenda o uso

Beleza Bem-estar
31 de Janeiro, 2024
Maquiagem para criança: dermatologista não recomenda o uso

Muitas pessoas são contra o uso de maquiagem para criança, alegando que os produtos destinados para adultos podem não ser seguros para os pequenos – o que é verdade, de acordo com a dermatologista Julyanna do Valle.

O motivo, segundo ela, é que a pele das crianças é mais sensível. Por isso, está sujeita a um risco maior de danos causados pelos componentes desses cosméticos.

“O maior risco ao usar itens de maquiagem em crianças é justamente o desenvolvimento de alergias, principalmente a dermatite de contato, que é a mais importante delas”, afirma a médica.

Leia também: Alergia de pele: principais causas e como tratar

Maquiagem para criança: conheça os riscos

Também chamado de eczema de contato, este quadro é uma condição inflamatória que surge a partir do contato da pele com substâncias capazes de provocar irritação ou alergia.

Entre os sintomas mais comuns – que podem surgir de alguns minutos após o contato com o objeto até seis dias depois –, estão:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Ardência;
  • Descamação;
  • Pequenas bolhas na pele.

Segundo Julyanna, o ideal para evitar qualquer tipo de reação na pele dos pequenos é utilizar produtos próprios para crianças quando elas quiserem se maquiar.

“Além de saírem mais facilmente com água, eles são livres dos componentes mais agressivos presentes nas maquiagens e produtos para a pele adulta que, pela demanda de durabilidade e resistência à água, oferecem mais risco de irritação”, indica a dermatologista.

Como escolher opções menos agressivas

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, quem opta pelo uso de maquiagem para criança, deve escolher opções específicas para os pequenos. Elas estão disponíveis em lojas de brinquedos ou de cosméticos. Isso porque sua composição tem produtos menos alergênicos e com remoção mais fácil. Por outro lado, as maquiagens vendidas no mercado informal, sem o selo de fiscalização da Anvisa, oferecem mais riscos às crianças.

Crianças com histórico de alergias cutâneas, preferencialmente devem evitar o uso de cosméticos. Porém, como nem sempre isto é possível, o ideal é que seja de uma marca de confiança e que fique o menor tempo possível em contato com a pele. Por fim, em casos de reação à maquiagem, esta deve ser removida somente com água e sabonete neutro e, em seguida, procurar um dermatologista para receber orientações.

Fonte: Julyanna do Valle, médica dermatologista e tricologista, de Goiás.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer

mulher olhando o celular
Bem-estar Equilíbrio

Redes sociais geram efeito “cérebro de pipoca”

“Cérebro de pipoca” ocorre quando nosso foco salta de rapidamente de uma coisa para outra, como grãos de milho quando estouram