Mandala: O que é, quais os benefícios e como fazer
Se você gosta de itens que possuam algum significado e tornem sua casa um ambiente relaxante, uma mandala pode ser uma ótima opção. A mandala, em sânscrito, significa “círculo sagrado”. Ou seja, são símbolos circulares usados para facilitar a meditação no hinduísmo e budismo. Mas, outras religiões, como o cristianismo e o taoismo, também utilizam mandalas em suas práticas espirituais.
Dessa maneira, podem ser representadas na forma de desenhos ou pinturas. A forma principal do círculo de uma mandala é preenchida com uma variedade de formas e símbolos geométricos.
Leia também: Tigela tibetana: O objeto que promete aliviar o estresse
Benefícios
Desenhar e pintar uma mandala traz diversos benefícios. Conheça alguns deles:
- Ajudam no equilíbrio.
- Traz paz e tranquilidade.
- Olhando para elas, você terá uma sensação de calma.
- Ajuda na concentração.
- Facilita a atenção.
- Auxilia a deixar de lado os pensamentos desnecessários e faz sua criatividade fluir.
- A maneira como todas as formas e desenhos são dispostos traz uma sensação de equilíbrio.
Como desenhar uma mandala
Desenhar mandalas pode ser uma experiência relaxante e meditativa. Assim, tudo o que você irá precisar é: papel, algo para desenhar círculos (como um compasso) régua, lápis, marcadores e canetas coloridas.
- A lápis, faça um pequeno círculo usando o compasso, aproximadamente no centro do papel.
- Usando o mesmo ponto central, desenhe círculos consecutivamente maiores ao redor do primeiro. (Não importa se os círculos estão igualmente distantes ou se as distâncias variam).
- Depois de desenhar alguns círculos, criando uma forma de alvo no papel, desenhe uma linha vertical no meio dos círculos.
- Agora desenhe uma linha horizontal no meio, como se fosse uma “pizza“.
- Divida os triângulos em outras partes novamente. Você pode fazer quantas quiser, desde que cada uma seja do mesmo tamanho.
- Em seguida, começando pelo centro, desenhe a forma que quiser dentro do primeiro triângulo. Repita a mesma forma no próximo triângulo e assim por diante, girando sua página à medida que avança até que todos os triângulos sejam desenhados.
- Por fim, continue trabalhando para o exterior usando os círculos e linhas como marcadores. Pois, isso ajuda a manter a simetria em sua mandala.
Leia também: Banho de eucalipto: Ritual que acalma e melhora a respiração