Mancha branca na pele: o que pode ser?

Beleza Bem-estar Saúde
12 de Maio, 2022
Mancha branca na pele: o que pode ser?

Você já reparou alguma mancha branca na pele e ficou imaginando o que era? Existem vários tipos de doenças de pele que podem causar esse sintoma. “Quando falamos em manchas brancas, contudo, logo pensamos doenças de pele específicas”, aponta a dermatologista Daniela Antelo.

Leia também: Chá de alecrim faz o cabelo crescer?

Mancha branca na pele pode ser fungo

A pitiríase versicolor, popularmente conhecida como pano branco, é um tipo de micose que gera o aparecimento de manchas brancas na pele. No entanto, ela é diferente do vitiligo, como explica a Dra Daniela.

“Ela é uma infecção por um fungo na camada mais superficial da pele, chamado de Malassezia sp. Como o próprio nome diz, se apresenta com diferentes cores, sendo a branca a mais comum, com suaves escamas, mas também podem ser escuras ou vermelhas. Não costuma coçar e pode se espalhar pelas áreas ‘oleosas’, como rosto, costas e colo. Já o vitiligo é uma condição causada pela falta de melanina em algumas regiões do corpo, gerando manchas esbranquiçadas em diferentes partes”, diz.

É comum que o pano branco surja no verão, já que a pele fica mais oleosa, o clima é mais úmido e há o uso de protetor solar. Os três hábitos, então, viram uma combinação propícia para o surgimento do fungo.

A doença não tem cura, mas tem tratamento. A médica recomenda o uso de produtos antifúngicos em spray, shampoos — pois o fungo pode estar presente no couro cabeludo —, e sabonetes.

Leia também: Maquiagem envelhece a pele?

Outras causas

É legal destacar que existem diferentes diagnósticos para manchas claras, como vitiligo, hanseníase, pitiríase versicolor, nevo acrômico e líquen escleroso, por exemplo. “O exame dermatológico e, em alguns casos, a biópsia, são fundamentais para o diagnóstico correto”, explica a dermatologista.

Assim, procure um médico se o local coça, arde, as manchas crescem, doem e causam ferida. “Sempre que surgirem manchas que não existiam antes, procure o seu médico. No mais, não deixe de fazer um check-up anual”, finaliza.

Fonte: Daniela Antelo, médica dermatologista do Centro de Tratamento do Vitiligo, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da American Academy of Dermatology (AAD).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte