Luz natural pode beneficiar pacientes com diabetes, diz estudo
A luz natural ou solar tem diversos benefícios comprovados pela ciência. Dentre as descobertas, destacam-se a regulação do nosso ciclo circadiano (ou “relógio biológico), produção de vitamina D e até auxiliar no tratamento contra a depressão e a ansiedade.
Recentemente, um estudo holandês da Universidade de Maastricht registrou um achado interessante. A iluminação solar pode auxiliar no controle da glicemia de pacientes com diabetes. Além disso, a pesquisa reforçou que a exposição à luz do dia contribui para o ajuste do sono.
Veja também: Novo medicamento para diabetes tipo 2 recebe aprovação da Anvisa
Como a luz natural melhora a saúde de pessoas com diabetes tipo 2?
Para chegar à conclusão dos efeitos positivos sobre a saúde, os pesquisadores reuniram 13 pacientes com diabetes tipo 2.
Os participantes se dividiram em dois grupos: um ficou hospedado em quartos com janelas grandes, a fim de receberem luz natural durante todo o dia. Já o segundo grupo se instalou em quartos sem janelas, mas com iluminação artificial com luzes LED.
Ambos os grupos ficaram cinco dias nos cômodos e tiveram o mesmo tipo de alimentação. Esses indivíduos tinham uma idade média de 70 anos, com IMC em torno de 30 e todos portadores de diabetes tipo 2. Durante o experimento, os cientistas coletaram amostras de sangue dos voluntários de 5 em 5 horas, a fim de observar os níveis da glicemia.
Como resultado, o grupo dos quartos com janelas e iluminação natural foi o que teve maior controle da glicemia (59%) em comparação com o time do ambiente sem janelas (51%).
Achado requer revisão independente e outros estudos
Apesar dos resultados relevantes para o tratamento do diabetes tipo 2, o estudo envolveu uma pequena amostragem de pessoas — apenas 13 pacientes. Além disso, ainda necessita de revisão para validar a descoberta.
Entretanto, os autores da pesquisa veem a descoberta como promissora para futuros estudos, inclusive para outros tipos de doenças metabólicas, como a obesidade.
Afinal, a exposição à luz solar favorece o equilíbrio hormonal do organismo, sobretudo os hormônios que atuam sobre o sono, como a melatonina.
Quando existe pouca interação com a luz solar, a pessoa tende a sofrer alterações no metabolismo, incluindo a forma como o corpo gasta energia durante o dia. Essa mudança também impactaria o organismo de quem convive com o diabetes tipo 2, levando ao descontrole da glicemia.