Luxação no futebol: quais são as principais e como tratá-las?

Saúde
25 de Novembro, 2022
Luxação no futebol: quais são as principais e como tratá-las?

Luxação é um tipo de lesão comum em jogadores de futebol e existem diferentes tipos. Nesse sentido, a luxação de patela no futebol é a lesão mais comum. Luxações de joelho, pé e tornozelo são eventos raros, ainda mais em atividades esportivas. Conheça as principais diferenças da luxação no futebol.

Leia mais: Entorse no tornozelo: o que é a lesão que tirou Neymar de campo?

Luxação no futebol: conheça as principais

Luxação de patela

A patela é o osso que fica na parte anterior do joelho, também conhecida, no passado, como rótula. Ela participa do mecanismo de desaceleração do joelho. A luxação acontece quando a patela perde o contato com o trilho onde ela corre e fica fora do lugar natural. Pode ser provocada por eventos traumáticos de impacto ou movimentos rotatórios.

Além disso, contribui para a ocorrência de predisposição do paciente. Por exemplo, quando o trilho onde a patela corre é mais alto e, portanto, fica na parte mais rasa desse trilho, ou o joelho é mais em forma de X (geno valgo), entre outros fatores. Frouxidão ligamentar também pode ser um agravante.

Junto da luxação da patela, costuma acontecer a ruptura do ligamento patelofemoral, que fica na parte de dentro e ajuda a segurar a patela no lugar. Às vezes, quando ela sai do lugar, também machuca a cartilagem, porque tem o impacto da cartilagem da patela com a cartilagem do fêmur.

Os tratamentos inicialmente podem ser não cirúrgicos, mas quando as lesões se tornam repetitivas, a melhor indicação é a cirurgia.

Leia mais: Luxação de patela: afinal, quais são as causas, tratamento e prevenção

Luxação de joelho

A luxação de joelho é um evento muito grave. Assim, acontece quando a articulação perde totalmente o contato, ou seja, quando existe uma ruptura de praticamente todos os ligamentos, ou pelo menos três ou quatro ligamentos importantes se rompem. Como consequência, o joelho perde a sua congruência, isto é, perde o contato.

Isso acontece em traumas graves, como acidentes de carro e moto, quando bate contra o painel do carro ou contra o volante. Nesse caso, sempre há necessidade de cirurgia para reconstruir os ligamentos e dar estabilidade ao joelho.

Luxação de pé

Acontece quando os ossos do pé perdem o contato. É relativamente frequente quando se tem uma torção muito grande do pé. São vários os ossos que mantêm contato entre si e pela ruptura do ligamento que os une, perdem o contato.

Isso gera muita dor, desvio do alinhamento do pé e, geralmente, é indicado um procedimento para recolocar o pé no lugar. Eventualmente, se for instável, também pode ser necessário um procedimento cirúrgico.

Luxação de tornozelo

Acontece também em traumas de alta energia, quando ocorre o movimento de torção, provocando uma lesão de vários ligamentos; isso faz com que o osso tálus (que fica embaixo da tíbia) se movimente e saia da pinça do tornozelo.

Portanto, essa luxação no futebol pode vir acompanhada de fratura ou não. Os ligamentos e a cápsula que os revestem acabam rompendo e a lesão pode se dar por diversos fatores.

Luxação no futebol: Importante

Por fim, todas as luxações são lesões emergenciais, devendo colocar-se no lugar o mais rápido possível para não haver dano da cartilagem articular que recobre os ossos. Posteriormente, procede-se para tratamentos mais definitivos.

Fonte: Dr. Moisés Cohen, médico do Einstein especializado em ortopedia e traumatologia, cirurgia do joelho e trauma do esporte.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Quem não pode tomar vacina da dengue
Saúde

Quem não pode receber a vacina da dengue?

Faltam testes sobre a segurança e eficácia da vacina em determinados públicos; veja quais são

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro