Lore Improta conta que teve diástase abdominal após gravidez
A dançarina Lore Improta compartilhou recentemente com seus seguidores que teve uma diástase abdominal de quase cinco centímetros após a gravidez de Liz, sua primeira filha com o cantor Léo Santana.
Apesar de não ter passado por cirurgia para recuperar a barriga, Lore fez tratamento e conseguiu curar a diástase: “Fiquei meses sem poder fazer abdominal até ela fechar completamente.”
No caso da influenciadora, ela explicou que fez exercícios de LPF (Low pressure Fitness) para tratar a diástase. Assim, a técnica visa fortalecer a musculatura abdominal através de respirações ritmadas, treinamento postural e conceito hipopressivo. “Mamães, é super importante cuidar disso logo após o parto. Eu fiz por 3 meses”, contou.
Além disso, Lore lembra que também fez fisioterapia pélvica. “Eu tinha muito escape de xixi na gestação e hoje não tenho mais.”
O que é diástase abdominal?
A diástase abdominal ocorre quando os músculos do reto abdominal se afastam para dar espaço para o crescimento do bebê.
“Geralmente, isso acontece depois da gravidez e provoca uma saliência do abdômen. É possível percebê-lo mesmo em pessoas magras, provocando uma grande insatisfação estética”, explica Marcelo Sampaio, especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica pelo Hospital das Clínicas (USP).
Causas
O aumento da pressão intra-abdominal provoca o afastamento dos músculos retos abdominais, que são paralelos e estão localizados na região anterior do abdômen. Portanto, todas as situações que aumentam a pressão interna e empurram os músculos podem provocar a diástase, mas a situação mais frequente é a gravidez.
Tratamento
É necessário primeiramente avaliar o grau e o tipo da diástase. No entanto, normalmente os tratamentos indicados são a cirurgia plástica, fisioterapia e atividade física.
Diástase abdominal: melhores exercícios
A boa notícia é que existem exercícios para prevenir ou tratar a diástase abdominal. Portanto, veja alguns abaixo:
Prancha
- Comece o exercício numa posição de bruços, com cotovelos e o antebraços no solo, e as pontas dos pés apoiadas no chão alinhadas com os cotovelos.
- Assim, com o corpo ereto, contraia o abdômen enquanto eleva o quadril até o nível dos ombros.
- Faça de 4 a 5 séries de 30 a 60 segundos.
Prancha lateral
- Primeiramente, deite-se de lado com o cotovelo dobrado, abaixo do ombro, e pernas esticadas.
- Contraia o abdômen e eleve o tronco com o corpo alinhado.
- Mantenha essa posição por 10 segundos e retorne.
- Repita três vezes.
Abdominal hipopressivo
- Inspire normalmente e depois solte o ar completamente, até que o abdômen comece a contrair sozinho
- Em seguida, encolha a barriga, sugando os músculos abdominais para dentro, como se quisesse encostar o umbigo nas costas.
- Deve-se manter esta contração durante 10 a 20 segundos inicialmente e com o passar do tempo, ir aumentando a duração aos poucos, permanecendo o maior tempo possível sem respirar.
- Por fim, após a pausa, encha os pulmões de ar e relaxe completamente, voltando à respiração normal.
Outras atividades físicas para a diástase abdominal
Além dos exercícios físicos acima, você também pode optar por realizar outras atividades físicas, que incluem:
- Pilates: O pilates é uma ótima maneira de fortalecer a musculatura das partes inferiores e centrais do corpo.
- Caminhada: A caminhada traz diversos benefícios para a nossa saúde, especialmente para mulheres grávidas que levam um estilo de vida sedentário. Sendo assim, ajuda no fortalecimento da musculatura.
Fonte: Marcelo Sampaio, especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica pelo Hospital das Clínicas (USP).