LISS: Treino de baixa intensidade que ajuda a emagrecer

Bem-estar Movimento
28 de Outubro, 2019
LISS: Treino de baixa intensidade que ajuda a emagrecer

Você quer incluir a atividade física no seu dia a dia, mas não curte treinos pesados ou que te deixam sem fôlego? Então, que tal experimentar o LISS?

A sigla significa, em inglês, Low Intensity Sustained State, ou seja, é um treino de baixa intensidade em estado estacionário. 

“São, por exemplo, aquelas caminhadas mais longas e tranquilas no parque ou aquele pedal de 45 a 50 minutos no fim de semana. São exercícios que não elevam os batimentos cardíacos, porém precisam ser feitos por períodos mais longos”, explica educador físico Jakson Couto, coordenador fitness da Bodytech Santana, de São Paulo (SP).

Segundo ele, o princípio do LISS é bem simples: como o volume – ou duração – da atividade é maior, mas a intensidade é menor – exigindo pouca frequência cardíaca –, a fonte de energia do corpo é diferente. 

Leia também: HIIT: Aula curta e intensa para queimar gordura

Isso significa que, além dos carboidratos, as gorduras também são usadas como combustível. “Para executar a lipólise (quebra da célula de gordura), o corpo precisa de oxigênio, mais facilmente disponível com a baixa intensidade proveniente do treinamento LISS.” 

Como funciona o treino LISS

O treino LISS pode ser realizado na academia, em casa ou ao ar livre. “Ir para o trabalho a pé ou de bicicleta, por exemplo, está inserido dentro dessa modalidade. O importante é que as atividades tenham duração de 45 a 60 minutos”, aponta a educadora física Rosi Sousa, da Fórmula Academia Frei Caneca, de São Paulo (SP).

Alguns exercícios que integram o LISS são: caminhada, pedalada, corrida leve, natação, remo e até o futebol de fim de semana. “Lembre-se de que LISS é qualquer atividade que não leve seu corpo ao extremo”, complementa Jakson. 

Leia também: Treinamento funcional: O que é e como fazer

Um fator interessante a se considerar nesse tipo de treinamento, como afirma o educador físico, é a Frequência Cardíaca (FC). Ela deve permanecer entre 50% e 65% de sua capacidade máxima.

O cálculo da FC máxima é feito assim: 220 – idade. Uma pessoa de 30 anos, então, deve atingir até 190 batimentos por minuto. E o jeito mais fácil de medir esse valor é usando um monitor cardíaco. 

O plano de treino LISS pode ainda ser intercalado com outras atividades, especialmente aquelas de força resistida, a famosa musculação. 

Vantagens do LISS

Além da queima de gordura, outro ponto positivo do LISS é que, por ser menos intenso, o treino ajuda na redução de dores, a melhorar a postura e é mais fácil de ser executado. 

Ele é indicado especialmente para quem quer começar ou voltar a se exercitar. “O baixo risco de lesão faz com que o praticante se sinta mais seguro para iniciar aquela caminhada, pedalada ou natação com menos chances de se machucar, além de não gerar muitos danos à musculatura e a dor do pós-treino ser bem menor”, avalia Rosi. 

Leia também: Musculação: O que é, benefícios e principais tipos

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente