Limpar pincéis e esponjas: Veja o jeito certo de limpar

15 de março, 2022

Saber como limpar pincéis, esponjas e todos os itens que você usa para se maquiar é fundamental para a saúde da pele. Isso porque como eles acumulam produto, maquiagem e poeira, favorecem o desenvolvimento de bactérias e fungos. Assim, instrumentos como estes, uma vez contaminados, podem desencadear doenças infecciosas como irritações ou dermatites e ainda podem piorar quadros de acne e rosácea. 

Mas como fazer para não correr nenhum risco? Conversamos com especialistas que mostram os cuidados necessários. Apesar de dar um pouco de trabalho, a saúde da pele é mais importante.

Leia também: Produtos de maquiagem vencidos na pandemia: é seguro usar?

Antes de mais nada, entenda que:

  1. É preciso lavar após o uso de pincéis e esponjas usados. Portanto, se você faz maquiagem todos os dias, eles precisarão ser limpos todos os dias.
  2. Jamais divida suas ferramentas com ninguém, nem com sua mãe ou irmã. Pois usar itens que não são seus aumentam os riscos de transmissão de doenças como conjuntivite, herpes e foliculite.
  3. Por fim, deixe pincéis e esponjas em local arejado, fora do banheiro e fora de caixas, pois bactérias e fungos se proliferam em ambientes sem oxigênio e na umidade. 

Como limpar pincéis e esponjas

  • De base e de corretivo: os produtos cremosos, como base e corretivo, grudam nas cerdas e por isso é preciso limpar bem. Coloque um pouco de xampu neutro na palma da mão, molhe o pincel e passe em movimentos circulares – de maneira delicada para não estragar as cerdas. Se tiver muito produto grudado, coloque de molho antes em um copo com água e uma gotinha de xampu antirresíduo. O condicionador também pode ser usado para amaciar as cerdas. 
  • De blush, pó e sombra: para soltar os produtos em pó, coloque os pincéis para baixo de molho em um recipiente com água. Depois deixe um pouco em água corrente para liberar o que ficou ali. Lave delicadamente com um xampu ou sabonete neutro. 
  • Esponjas redondas e cilíndricas: acumulam muito produto. São vilãs para quem tem tendência a acne. Por isso, os cuidados devem ser redobrados. Lave com água fria corrente apertando para tirar o excesso de produto, deixe de molho por alguns minutos em uma mistura de água com xampu neutro para liberar a base que fica ali dentro. Em seguida, volte para a água corrente e lave até que a água saia limpa. 

É preciso secar bem

Tire o excesso de água, apertando as cerdas dos pincéis e as esponjas com delicadeza. Depois deixe em local com ventilação, seja sob uma toalha em algum pote que permita a circulação de ar. No caso dos pincéis, eles podem ficar em xícaras com as cerdas para cima. Se você precisar usar algum dos itens e ainda estiver úmido, use um secador com calor médio e seque delicadamente com o aparelho distante. Cerdas artificiais podem derreter com a temperatura. 

Fontes: Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr André Braz, do Rio de Janeiro;  Ludmilla Bonelli, cosmiatra, especialista em dermato cosmética e diretora científica da Be Belle, de São Paulo; Lu Ramos, maquiador, de Maceió.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.