Maneiras de lidar com a incerteza na quarentena

Bem-estar Equilíbrio
23 de Abril, 2020
Maneiras de lidar com a incerteza na quarentena

A incerteza surge quando não temos informações suficiente sobre o futuro e consequentemente, pode desencadear sentimentos como ansiedade e medo. Como no momento atual, de quarentena graças ao surto do novo coronavírus.

Os noticiários e as redes sociais estão cheios de informações sobre o vírus, o que acaba deixando as pessoas preocupadas com a família, amigos e por não saber quando tudo voltará ao normal. 

Leia mais em: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar

Entretanto, a boa notícia é que existem métodos para lidar com essa incerteza persistente. Não podemos parar as más notícias ou a pandemia, mas com algumas dicas você pode controlar a si mesmo. 

Identifique preocupações improdutivas

As preocupações improdutivas faz as pessoas se sentirem ainda mais ansiosas e incertas. Portanto, tente diferenciar quando sua preocupação é produtiva (como por exemplo, certificando-se de que há comida suficiente em casa) ou improdutiva (ficando a noite toda pensando nos piores cenários que podem acontecer).

Assim, o primeiro passo pode ser dar um passo para trás e reconhecer o que realmente vale ou não a sua preocupação.

Pratique atenção plena

Você pode praticar a atenção plena quando simplesmente estiver sentado à mesa em uma refeição. Tente apreciar a comida enquanto mastiga e observe a sensação de estar satisfeito.

Para alguns pode ser difícil. Mas, para aprimorar a habilidade você pode praticar a atenção plena de maneira mais formal, por meio da meditação, que ajuda a gerenciar melhor os pensamentos negativos e o mantém presente quando houver incerteza preocupante.

Seja grato

A gratidão é uma ótima maneira de acalmar os níveis de ansiedade. Então, agradeça constantemente mesmo que esteja em um momento difícil. Seja grato por estar mais com os entes queridos, por não estar no trânsito e por ter mais tempo para poder mergulhar na pilha de livros esquecida. 

Leia também: Como se manter resiliente durante o isolamento social

Não confie em distrações temporárias

Quando há um problema é fundamental não preencher o vazio deixado por sentimentos de incerteza fugindo da realidade. Beber em excesso, usar drogas, comer emocionalmente ou até mesmo negar que existe um problema não podem ser alternativas válidas.

Aceite o que você não pode controlar

A aceitação é uma ótima maneira de recuperar a paz de espírito. Por isso, é importante reconhecer que não podemos controlar tudo e mudar a situação atual. Estar atento às notícias é essencial, porém, se for demasiadamente pode aumentar ainda mais a ansiedade.

Leia também: Nutrientes para incluir na alimentação durante a quarentena

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!