Lavar os cabelos com água mineral é bom? Motivos e benefícios

Beleza Bem-estar
28 de Março, 2022
Lavar os cabelos com água mineral é bom? Motivos e benefícios

Tomar água mineral traz muitos benefícios para a saúde do corpo. Mas será que lavar os cabelos com água mineral é bom? Talvez você nunca tenha pensado em fazer a lavagem com esse tipo de água (e não apenas com a água que sai do chuveiro!), mas, acredite, essa é uma tendência que tem crescido bastante nos últimos anos. 

Por que lavar os cabelos com água mineral? 

A água que recebemos no chuveiro é encanada, o que significa que ela passou por todo um processo de purificação até chegar nas nossas casas. Nisso, recebe uma série de aditivos químicos como o cloro – o grande vilão dos fios, já que resseca o cabelo. 

Quem pratica natação em piscinas com cloro sabe como isso funciona: depois de um tempo em contato com a água, os cabelos começam a ficar com um aspecto “de palha”, bastante ressecados e sem vida. 

As pessoas acostumadas a nadar no mar com frequência também experienciam esse efeito. Afinal, a água conta com cloreto de sódio (por isso é salgada), que tem um efeito semelhante nos fios. 

Leia também: Óleo de jojoba para os cabelos: conheça os benefícios e como usar

“Dessa forma, o uso da água mineral para enxaguar os cabelos, vai auxiliar na hidratação, porque os agentes serão eliminados e os fios não ressecarão”, diz Michele Monteiro, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Além disso, o uso da água mineral também traz de volta o brilho dos fios! Se usada fria no último enxágue do banho, ativa a circulação do couro cabeludo, fechando as cutículas. 

Não existe segredo: basta lavar o cabelo como de costume e usar a água mineral para o enxágue. Seja de todas as etapas da lavagem, seja apenas na última, para “limpar” os fios dos elementos da água encanada e finalizar o processo.

Fonte: Michele Monteiro, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina